Santa Casa de Araçatuba realiza captação de órgãos em paciente de 21 anos
Da redação Diego Alves
A Santa Casa de Araçatuba realizou nesta quarta-feira (25/1), a segunda captação de órgãos do ano. A doadora, foi uma paciente de 21 anos, que residia em Araçatuba. A captação foi coordenada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).
A doadora teve morte encefálica constatada no final da tarde de ontem (24/1). Ela foi internada na UTI Adultos no dia 22 de janeiro, em quadro clinico grave decorrente de isquemia cerebral. Com a constatação da morte encefálica os familiares autorizaram a doação dos órgãos. Foram captados fígado, por equipe de um hospital de São Paulo; rins, por equipe do Hospital de Base de São José do Rio Preto; e córneas, pelo enfermeiro Matheus Tonon que integra da equipe da CIHDOTT.
A captação foi iniciada às 13h45 e concluída às 15h45. A equipe que captou o fígado utilizou avião da FAB (Força Área Brasileira) e na saída do órgão do hospital até o Aeroporto Dario Guarita, o carro da equipe médica foi escoltado por batedores da Guarda Municipal de Araçatuba para facilitar a mobilidade no percurso.
Os órgãos serão transplantados em pacientes que estavam na fila de espera e com compatibilidade com a doadora. A localização e encaminhamento desses pacientes é realizada pela Central Nacional de Transplantes.
Compartilhem, deixe seu Like 👍