Santa Casa de Araçatuba realiza homenagem para 993 profissionais para celebrar dia do Enfermeiro

Da redação Diego Alves
Ao falar na manhã desta quinta-feira no evento sobre o Dia do Enfermeiro e Dia Internacional da Enfermagem, que serão comemorados amanhã (12/5), o provedor, Petrônio Pereira Lima, destacou a importância das equipes de enfermagem nos mais de 310.570 mil procedimentos médico-hospitalares que a Santa Casa de Araçatuba realizou em 2022.

Em torno de 70% dessas atividades passaram pelas mãos dos profissionais de enfermagem.” “ Num hospital de alta complexidade quanto a Santa Casa de Araçatuba, a importância da atuação dos profissionais de enfermagem é primordial e indispensável”, definiu o provedor, durante o evento.
Com 993 profissionais dentre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, o hospital tem nesses profissionais uma força de trabalho presente em todas as frentes de atendimento e assistência aos pacientes e na gestão de serviços de apoio como lavanderia, higienização , laboratórios, agência transfusional, núcleo de segurança, educação continuada, medicina do trabalho, vigilância epidemiológica, controle de infecção hospitalar, núcleo de internação e regulação e direção técnica.
A quantidade de profissionais de enfermagem representa aproximadamente 60% do total de 1.700 colaboradores que atuam nas diversas áreas do hospital. “Mesmo com dificuldades, a instituição procura suprir da melhor forma possível as necessidades de mão de obra, mas entendo que na questão da enfermagem o quadro precisa ser ampliado para possibilitar mais condições de segurança na atuação”, define o administrador Luiz Otávio Barbosa Vianna.

Vianna, que é enfermeiro por formação e atuação por vários anos e que após especialização passou a atuar como administrador hospitalar, explica que o trabalho da enfermagem é essencial para o paciente e contribui para o aperfeiçoamento da instituição, “ pois eles estão ao lado do paciente 24 horas e sabem quais são suas necessidades e o que é necessário para atendê-las”.
O administrador também destaca que um hospital de alta complexidade, como a Santa Casa de Araçatuba, que atende 26 especialidades médicas e alguns serviços específicos, como por exemplo o Hospital do Rim e o Serviço de Oncologia, possibilita a especialização dos profissionais de enfermagem.
A exemplo da Medicina, a especialização se torna cada vez mais frequente dentre os enfermeiros. Através de cursos e títulos, esses profissionais se qualificam para atuar para aturar em áreas especificas, como por exemplo, enfermagem em obstetrícia, oncologia, UTI e urgência e emergência. “ Essa qualificação contribui para a instituição atuar de forma cada vez mais adequada”, explica o administrador.

Evento
O evento realizado em comemoração ao Dia do Enfermeiro e Dia Internacional da Enfermagem reuniu os profissionais no anfiteatro da Santa Casa de Araçatuba. Na oportunidade foi prestada homenagem à enfermeira Cleide Fernandes Dias, responsável técnica do setor de enfermagem e que atua há 32 anos na Santa Casa de Araçatuba.
Os profissionais também assistiram palestra sobre empatia, ministrada pela enfermeira Hélis Regina de Souza Oliveira.






Compartilhem, deixe seu Like 👍





Homem é detido pela GCM após acompanhamento por vários bairros de Araçatuba
BAEP apreende pistola 9mm e munições durante cumprimento de mandado em condomínio
Engenheiro Taveira recebe neste domingo atividades culturais e esportivas do Sesc Birigui
Mulher que atirou em dois homens dentro de bar em Araçatuba é condenada a mais de 13 anos
Samar vai apurar conduta de leiturista que agrediu cachorro com pedrada em Araçatuba
Saúde de Araçatuba vai ampliar vacinação contra HPV para pessoas de até 45 anos
Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Rosante, em Buritama
Ladrão arromba casa no Santa Luzia e foge após abandonar moto em Birigui