SANTA CASA DE ARAÇATUBA REALIZA PROCEDIMENTOS SIMULTÂNEOS NA PRIMEIRA CAPTAÇÃO DE ÓRGÃOS DO ANO

Da redação Diego Alves
Um total de nove pessoas serão beneficiados com duas captações de multiórgãos realizadas simultaneamente no sábado, na Santa Casa de Araçatuba. Foi a primeira captação de órgãos realizada neste ano.

Os doadores foram uma paciente de 56 anos, de Birigui e um paciente com 41 anos, de Penápolis que tiveram mortes encefálicas constatadas no dia 5 de maio em decorrência de Hemorragia Subaracnóidea e Acidente Vascular Encefálico Isquêmico, respectivamente.
A captação simultânea foi realizada por equipe composta por quatro cirurgiões de uma instituição hospitalar de Sorocaba. Na paciente foram captados rins e córneas e do paciente fígado, rins e córneas. Os órgãos foram direcionados à Central Nacional de Transplantes para pacientes cadastrados na fila de transplantes que a tenham compatibilidade necessária.
Foi a segunda captação simultânea realizada desde a implantação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Araçatuba. Em março de 2016, 14 pessoas foram beneficiadas por tripla coleta de órgãos, incluindo coração, realizada ao mesmo tempo em pacientes que tiveram morte cerebral.

Doadores
A paciente de 56 anos, de Birigui foi internada na Santa Casa de Araçatuba em 26/4, devido à uma Hemorragia Subaracnóidea ( extravasamento súbito de sangue no interior do espaço subaracnóideo. A causa mais comum de sangramento espontânea é a ruptura de um aneurisma).
O quadro grave não teve evolução para melhora. O protocolo para investigação foi iniciado em 27/4 e a morte encefálica foi confirmada em 5/5 às 22h50.
O doador com 41 anos, de Penápolis foi internado em 3/5 devido a um Acidente Vascular Encefálico Isquêmico. Apesar do cuidado intensivo, o quadro clinico do paciente permaneceu grave e instável. O protocolo foi em 4/5 e morte encefálica constatada em 5/5.
Em ambos os casos, os familiares foram informados por representantes da CIHDOTT sobre a morte encefálica dos pacientes e a possibilidade de doação dos órgãos. Os responsáveis pelos dois pacientes autorizaram a captação dos órgãos.

Fonte:Araçatuba em Foco
Compartilhem, deixe seu Like 👍





Moto furtada em Birigui é recuperada pela Força Tática em Araçatuba
Homem confessa que vendia drogas e acaba preso pela PM em Araçatuba
Jogador de Araçatuba é detido após confusão em acidente que destruiu oficina
Jovem de 21 anos morre durante salto de rope jump em Limeira
Juninão movimenta o CEU das Artes em Araçatuba com apresentações culturais, oficina e forró pé-de-serra
Homem de 49 anos é rendido por criminosos armados durante roubo em chácara de Araçatuba
Jovem é detido com moto adulterada ao tentar fugir da PM em Birigui
Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas próximo a escola em Penápolis