Santa Casa de Birigui realiza a 1ª captação de múltiplos órgãos deste ano

A Santa Casa de Birigui (SP) realizou nesta quarta-feira (27), a 1ª captação múltipla de órgãos deste ano. O procedimento foi feito no centro cirúrgico do hospital e os órgãos direcionados para a Central Nacional de Transplantes para atender compatíveis e inscritos no sistema.

O doador foi um paciente de 63 anos. A captação dos órgãos foi feita por uma equipe do Hospital de Base de São José do Rio Preto em conjunto com Ribeirão Preto. Foram doados fígado, rins e córneas.
O homem era morador de Birigui e havia sido internado na Santa Casa com quadro clínico grave de AVC (Acidente Vascular Cerebral) isquêmico. Embora tenha recebido todo o suporte médico com o objetivo de reverter seu quadro de saúde, ele acabou evoluindo para a morte encefálica.

A constatação da morte encefálica se deu após o hospital cumprir protocolo necessário nestes casos, envolvendo equipe multidisciplinar e exames clínicos para essa finalidade. A decisão da família pela doação dos órgãos se deu depois de acolhimento pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes da Santa Casa de Birigui.

Fonte Hojemais Araçatuba
Compartilhem, deixe seu Like 👍





Chuva deve voltar a Birigui após semanas de tempo seco e baixa umidade
Homem procurado por dívida de pensão alimentícia é preso pela PM no Cidade Jardim, em Birigui
Operação Corpus Christi termina sem mortes nas rodovias da região, aponta Polícia Militar Rodoviária
Homem se apresenta à Polícia Civil e diz ter matado amigo em legítima defesa em Birigui
Convênio com Zatti é renovado e reforça atendimento nas UBS de Araçatuba
UniSALESIANO abre inscrições para Vestibular de Medicina do 2º semestre de 2026
Motorista por aplicativo procura a polícia após ser chamada de “ladra” em rede social por causa de entrega
Homem de 65 anos morre após 11 dias internado depois de sofrer queda em frente de casa em Araçatuba