Santa Casa de Birigui registra taxa de infecção hospitalar abaixo do aceitável pela OMS

Da redação Diego Alves
A Santa Casa de Birigui registrou taxa média geral de infecção hospitalar de 0,54% em 2022, resultado bem abaixo do aceitável pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de até 5%. Inclusive, o índice verificado no ano passado ficou abaixo da média nacional, de 14%.

O infectologista Igor Barcellos Precinoti, que coordena a CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), observa que o êxito obtido é fruto do comprometimento de toda equipe multidisciplinar com os pacientes e das ações estratégicas desenvolvidas ao longo do ano.
O médico também destaca que o simples e constante ato de higienização das mãos pelos profissionais é fundamental para evitar infecções. “A infecção hospitalar pode ser letal. Por isso, adotamos diversas medidas de proteção para reduzir os riscos e oferecer segurança aos pacientes”, comentou.
Para o interventor Alex Brasileiro, o índice abaixo de 1% demonstra a efetividade no controle de infecções, resultado da qualidade do trabalho de todos profissionais da instituição. “A taxa reflete a dedicação da nossa equipe em oferecer o melhor tratamento e cuidado aos pacientes”, afirmou.
PREVENÇÃO

A enfermeira do SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar), Edmari Franco de Souza Ferreira, explicou que as infecções mais comuns adquiridas no ambiente hospitalar são as infecções urinária e na corrente sanguínea associadas ao uso de cateter, e a pneumonia associada à ventilação mecânica.
A Santa Casa possui protocolos para a prevenção de infecções, que seguem as diretrizes da OMS. Entre as ações, destacam-se o gerenciamento de antimicrobianos (antibióticos), visitas beira leito e busca ativa, medidas de isolamento, controle de limpeza e desinfecção de ambientes e superfícies.
“Trabalhamos também o swab de vigilância, rastreando micro-organismos em pacientes vindos de outras instituições. Além disso, implantamos os “bundles” de prevenção, uma forma estruturada de melhorar os processos e os resultados dos cuidados para com os pacientes”, disse Edmari.

Outra medida importante para a prevenção é a educação permanente dos colaboradores, com capacitações e treinamentos. “Realizamos rotineiramente a avaliação dos processos e elaboração de planos de ação para reduzirmos os riscos de infecções por parte dos pacientes, a fim de melhorar a qualidade da assistência hospitalar”, completou a enfermeira.
Compartilhem, deixe seu Like





Morre idosa de 70 anos atropelada em Birigui
Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira no Candeias em Birigui
Prefeitura informa que não haverá coleta de lixo na terça-feira de Carnaval
Homem é preso após agredir a própria mãe no Recanto Verde, em Birigui
Homem é preso após agredir a esposa com paulada na cabeça em Birigui
Homem é preso pela ROCAM após fuga e flagrante de motocicleta adulterada em Birigui
PM apreende armas de fogo após desentendimento familiar em Santo Antônio do Aracanguá
Polícia Militar prende dois por tráfico de drogas no bairro Beatriz, em Araçatuba