Santa Casa transfere 10 crianças para UTIs e zera fila interna de pacientes que aguardavam leitos intensivos
Foto ilustrativa
Da redação Diego Alves
A Santa Casa de Araçatuba informou que conseguiu zerar, na manhã desta quinta-feira (25), a demanda interna de crianças que aguardavam transferência para leitos de UTI Neonatal e UTI Pediátrica. Ao todo, 10 pacientes, sendo oito deles intubados, deixaram o Pronto-Socorro e foram encaminhados para unidades intensivas compatíveis com seus quadros clínicos.

Segundo o hospital, a situação vinha se arrastando há cerca de 15 dias e se agravou no último dia 23 de junho, quando as dez crianças permaneciam internadas no Pronto-Socorro à espera de vagas em terapia intensiva.
A direção atribui o avanço ao trabalho da Câmara Técnica Médica, órgão permanente criado pela Portaria 020/25 para definir estratégias assistenciais, monitorar a ocupação dos leitos especializados e acompanhar o cumprimento dos protocolos clínicos da instituição. O grupo reúne médicos e especialistas de diversas áreas e atua na gestão da capacidade hospitalar.
As transferências ocorreram conforme a classificação clínica dos pacientes e sob orientação do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Santa Casa, coordenado pelo infectologista Dr. Igor Barcelos Pressinotti.
Os leitos foram disponibilizados após a reavaliação de pacientes internados nas UTIs Neonatal e Pediátrica. De acordo com os médicos intensivistas pediátricos Dra. Nathália de Oliveira e Dr. José Alejandro Martinez Cali, alguns pacientes já não necessitavam de cuidados intensivos e puderam ser transferidos para a enfermaria pediátrica da Santa Casa ou para hospitais de seus municípios de origem, onde seguem recebendo atendimento de média complexidade.
Apesar de eliminar a fila interna de espera por leitos intensivos pediátricos, a Santa Casa informou que a Câmara Técnica Médica continuará realizando visitas às unidades pediátricas para acompanhar a ocupação dos leitos e elaborar estratégias que garantam novas vagas para crianças encaminhadas pelos serviços de urgência dos 40 municípios atendidos pelo hospital.

A ampliação da capacidade de atendimento faz parte do Protocolo de Contingenciamento elaborado pela antiga Diretoria Técnica, sob coordenação do médico Dr. Rogério Caravante, para preparar a instituição diante do aumento esperado de casos de doenças respiratórias. Segundo o hospital, entretanto, os indicadores epidemiológicos estaduais, municipais e da Vigilância Epidemiológica Hospitalar ainda não apontam necessidade de abertura de uma unidade intensiva neonatal exclusiva para casos respiratórios.
A liberação dos espaços anteriormente ocupados pelas crianças no Pronto-Socorro também trouxe impacto no atendimento aos pacientes adultos. Conforme a Santa Casa, três áreas destinadas à estabilização de casos graves foram desocupadas, permitindo a retomada gradual da normalidade no fluxo da unidade de urgência e emergência.
Entre as 19h de quarta-feira (24) e as 11h desta quinta-feira (25), o Pronto-Socorro recebeu 18 novos pacientes, sendo uma criança e 17 adultos. Entre os adultos atendidos, dois chegaram em estado grave e precisaram ser intubados.
ESCLARECIMENTO
O hospital divulgou nesta quinta-feira (25) uma nota de esclarecimento sobre a Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCO), após vídeos compartilhados pelas redes sociais, questionando à estrutura da unidade.
Segundo o hospital, o espaço físico destinado à UCINCO foi reformado com recursos do Programa Mais Médicos. No entanto, na época da reforma, a instituição não possuía recursos financeiros suficientes para adquirir os equipamentos exigidos pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 930, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), necessários para a habilitação da unidade.
A Santa Casa também esclareceu que a UCINCO é destinada ao atendimento de recém-nascidos em fase de recuperação e transição para a alta das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatais. De acordo com a instituição, a unidade não tem a finalidade de funcionar como setor de isolamento respiratório de emergência, conforme teria sido sugerido em comunicado anterior.
Ainda conforme a nota, recentemente o hospital conseguiu reunir recursos para adquirir os equipamentos destinados à UCINCO. Entretanto, diante da alta demanda por atendimentos de pacientes em estado grave, monitores multiparâmetros e outros equipamentos precisaram ser remanejados, em caráter emergencial, para as UTIs Neonatais, a UTI Adulto e as salas de emergência do Pronto-Socorro.

A instituição informou que a medida teve como objetivo garantir o funcionamento desses setores e assegurar a assistência aos pacientes em situação crítica.
Por fim, a Santa Casa ressaltou que todas as decisões relacionadas ao remanejamento de leitos e equipamentos foram adotadas com base em critérios técnicos e em conformidade com as normas do Ministério da Saúde para prevenção e controle de infecções, priorizando a segurança dos pacientes e a continuidade dos atendimentos.
Compartilhem, deixe seu Like





Polícia Civil desarticula ponto de tráfico e apreende grande quantidade de cocaína e crack em Buritama
Adolescentes são detidos pela GCM com drogas em casa abandonada em Araçatuba
Bafômetro aponta 0,56 mg/L, mas exame clínico não confirma embriaguez e motorista é liberada em Araçatuba
Elton Faco conquista bicampeonato brasileiro de Jiu-jitsu e amplia coleção de títulos nacionais
Polícia Militar captura detento que não retornou da saída temporária em Bilac
Polícia Militar realiza formatura do PROERD para 46 alunos da Escola Champagnat em Birigui