Plantão de Notícias

Saúde de Araçatuba participa de evento científico sobre saúde pública no FOA – Unesp

Fotos Divulgação

Da redação Diego Alves

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba participou do VII Workshop de Pós-Graduação em Saúde Coletiva em Odontologia e V Encontro de Odontologia em Saúde Coletiva e Bioética, ocorrido de 3 a 5 de agosto, em Araçatuba.

O evento foi organizado pelos docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva em Odontologia da Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA-Unesp), em que também foram celebrados os 30 anos do Programa de Pós-Graduação e o cinquentenário da fluoretação das águas de abastecimento público de Araçatuba. As atividades ocorreram no Câmpus da universidade localizado na rodovia Marechal Rondon.

A secretária municipal de Saúde, Carmem Sílvia Guariente, representou a administração municipal e compôs a mesa de abertura junto às demais autoridades acadêmicas e do município. Em seu discurso, Carmem explanou sobre a evolução da odontologia, o impacto da saúde bucal na saúde geral, dos novos paradigmas da área, da importância de possuir uma universidade de renome internacional em Araçatuba e seu apoio na composição da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

No dia 4 de agosto foi realizada a mesa redonda “Políticas de Saúde Bucal no cenário Nacional, Estadual e Municipal”, sendo composta pela consultora técnica de Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, dra. Sandra Cecilia Aires Cartaxo (tema Panorama da Política Nacional de Saúde Bucal), pela coordenadora estadual de Saúde Bucal, dra. Maria Fernanda Montezuma Tricoli (tema Política Estadual de Saúde Bucal: Atualização) e pelo coordenador de Saúde Bucal da Associação Mahatma Gandhi de Araçatuba, Luis Felipe Pupim dos Santos (tema A Saúde bucal no município de Araçatuba, SP). A mediação da mesa foi realizada pela professora titular Suzely Adas Saliba Moimaz.

Foi apresentado o panorama atual da saúde bucal no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) de Araçatuba e a discussão foi norteada pelos seguintes tópicos: agenda odontológica, ações e atribuições das Equipes de Saúde Bucal (ESB), Rede de Atenção à Saúde e resultados obtidos nos indicadores pertinentes à área. Também foi abordado como a pandemia integrou os profissionais da odontologia com os demais setores das Unidades Básicas de Saúde, visto que suas ações ocorreram fora do consultório odontológico, compondo a equipe multiprofissional que atuou no enfrentamento à pandemia e, dessa forma, nos dias atuais, as ESB (Equipes de Saúde Bucal) participam de várias ações coletivas com demais profissionais da APS.

Além disso, foi apresentado o desempenho do município com relação ao indicador “Atendimento Odontológico à Gestante”, do Programa de financiamento federal da APS, o Previne Brasil. Desde 2021, após ações de monitoramento e busca ativa sistemáticas, envolvendo vários atores da APS, foi verificada evolução positiva dos valores e alcance no melhor intervalo previsto, no último resultado divulgado referente ao primeiro quadrimestre de 2023.

Na ocasião, estavam presentes no auditório a diretora técnica da Associação Mahatma Gandhi, Léa Lofego Garcia e a dirigente administrativo do setor de odontologia do Departamento de Atenção Básica, Elisângela Regina Arthur Guiem Ferraz, representando toda equipe da Saúde Municipal. Destaca-se também o apoio institucional ofertado pelo Departamento Regional de Saúde II, principalmente por meio da articuladora de saúde bucal, Lúcia Maria Lima Lemos de Melo.

Compartilhem, deixe seu Like 👍

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by