Saúde de Araçatuba realiza neste sábado Dia D de Vacinação e amplia imunização contra gripe para toda a população
Foto ilustrativa
Da redação Diego Alves
A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba realizará, no próximo sábado (10), o “Dia D” de vacinação contra a gripe e outras doenças imunopreveníveis. A pasta ampliará a imunização contra a influenza para toda população, a partir de seis meses de idade.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade estarão abertas, das 8h às 17h, para a aplicação das doses. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação com foto. Se possível, é importante levar a carteira de vacinação para registro da vacina recebida.
Além da gripe, estarão disponíveis todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo a febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), HPV, BCG, poliomielite, meningocócica, dengue, entre outras, respeitando a situação vacinal de cada pessoa.
“Toda a população que tiver interesse poderá tomar a vacina da gripe a partir de sábado. A medida visa ampliar o número de pessoas imunizadas para tentarmos conter a transmissão de doenças respiratórias”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Priscila Cestaro.

GRUPOS PRIORITÁRIOS
A vacina da gripe segue disponível para os grupos prioritários, como idosos acima de 60 anos, crianças entre seis meses a seis anos incompletos, trabalhadores da saúde, professores, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz há pouco tempo) e pessoas com comorbidades.
Priscila ressalta que vacinação é uma das medidas mais importantes para a prevenção e controle de formas graves da doença, internações e óbitos, especialmente durante o inverno. A vacina é trivalente, oferecendo proteção contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e o vírus influenza B.
“A vacinação é a melhor forma de prevenção contra a influenza, oferecendo imunidade no período de maior circulação dos vírus. Por isso, reforçamos a necessidade das pessoas pertencentes aos grupos prioritários tomarem a vacina, por serem mais vulneráveis a complicações da doença”, orientou.
BALANÇO
Desde o início da campanha, em 28 de março, foram aplicadas 16.917 doses contra a gripe, uma cobertura de apenas 19,32%. Já foram imunizados 10.627 idosos, ou seja, 26,27% deste público. Em seguida, aparecem as pessoas com comorbidades, com 3.044 doses (28,87%).

Apenas 1.391 trabalhadores da saúde (14,03%); 808 crianças (5,40%); 287 gestantes (19,38%); 265 professores (9,51%); e 23 puérperas (9,47%) foram vacinados, registrando as menores adesões. Nos demais grupos prioritários foram 472 doses aplicadas (6,56%).
Compartilhem, deixe seu Like





Crise: AEA demite técnico após nova derrota no Paulista da Série A4
Homem é preso por violência doméstica após ameaçar e agredir esposa e enteada em Birigui
GCM detém dois por pichação no córrego Biriguizinho e apreende materiais no Centro de Birigui
Com o “gol que o Pelé não fez”, Bandeirante vira no fim, vence a primeira e deixa a zona de rebaixamento da A3
Homem é preso após arrombar porta da Câmara Municipal de Piacatu
Motociclista de 28 anos morre após colisão contra canteiro central na Avenida João Cernach, em Birigui
12º BAEP prende homem com mandado por desacato e lesão corporal em Penápolis