Plantão de Notícias

Saúde de Birigui inicia busca ativa por usuários que necessitam de cadeiras de rodas

Imagem divulgação

Da redação Diego Alves

A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou esta semana trabalho de busca ativa por usuários permanentes de cadeiras de rodas. A partir da identificação, os moradores da cidade poderão receber a cadeira gratuitamente por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), por meio de parceria com o Centro Especializado em Reabilitação IV – Ritinha Prates, de Araçatuba.

Serão dispensadas cadeiras nos modelos monobloco, motorizada, de banho com aro de propulsão, de banho com recline, de banho em concha infantil. Para ter acesso, o cidadão ou um responsável por ele, deve comparecer a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência, para fazer a inscrição de solicitação.

O interessado deverá apresentar documento de identificação com foto (RG), cartão do SUS, comprovante de endereço e uma declaração médica, contendo o CID (Classificação Internacional de Doenças) e que comprove a necessidade de uso permanente da cadeira de rodas.

A Secretaria de Saúde de Birigui será a responsável por organizar o cadastro. Os pacientes inscritos passarão por avaliação de triagem por fisioterapeutas do CER IV – Ritinha Prates e, somente a partir desta etapa é que as cadeiras serão entregues.

Ao ser habilitado para receber a cadeira adequada para sua necessidade, o usuário, antes de receber o equipamento, passará por treinamento para o uso adequado dele (assim como os seus familiares ou responsáveis, em alguns casos).

REGIÃO

A busca ativa faz parte da campanha do Ritinha Prates para levar gratuitamente, por meio do SUS, cadeiras de rodas para usuários permanentes dos 40 municípios do Noroeste Paulista que fazem parte da área de atuação do DRS II (Departamento Regional de Saúde)

Compartilhem, deixe seu Like

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by