Sesc Birigui traz o espetáculo “Esta não é uma história sobre pássaros” para Araçatuba

Espetáculo narra experiências femininas dos séculos XX e XXI (Foto: Fabiana Harumi)
Da redação Diego Alves
O Sesc Birigui apresenta nesta quinta (10) às 20h, Esta não é uma história sobre pássaros, um espetáculo inédito que discute questões que envolvem diferentes mulheridades no século XXI. A narrativa investiga as mulheridades contemporâneas e os papéis de gênero herdados e reproduzidos.

A partir do cotidiano de uma mulher, a peça questiona a maternidade compulsória e expõe as violências físicas, simbólicas e institucionais que moldam e limitam a experiência feminina. Em cena, revela-se um sistema de “gaiolas” sociais que aprisiona não só as mulheres, mas também os próprios homens.
Sobre o texto
Esta não é uma história sobre pássaros é uma dramaturgia brasileira inédita, escrita especialmente para a Cia. Alternativa de Teatro a partir das inquietações da atriz Amanda Ribeiro diante da vida e da obra de Patrícia Galvão, a PAGU. Ela nasce do aprofundamento nos contextos sociais e históricos que atravessam diferentes mulheridades, tanto nas primeiras décadas do século XX, período em que viveu PAGU, quanto nas primeiras décadas do século XXI, momento em que o grupo atua artisticamente.
Movido por essas reflexões, o dramaturgo Heitor Gomes propõe uma escrita cênica provocadora, que parte de uma pergunta fundamental: pode uma mulher nascer e ser, de fato, livre?
Em cena
Para dar vida à dramaturgia, o diretor Heitor Gomes utiliza recursos narrativos e performativos que ampliam a poética da obra, aproximando público e personagem. Ao dissolver os limites entre cena e plateia, os conflitos internos da protagonista ganham corpo, e a ficção se confunde com a realidade.
A Cia. Alternativa
A Cia. Alternativa de Teatro é um coletivo cultural fundado em agosto de 2016, em Penápolis/SP. Tem como pesquisa o teatro narrativo com foco na dramaturgia autoral. Destacam-se em suas produções a ocupação de espaços não convencionais e a busca por questões urgentes da sociedade.
Além das produções artísticas, o coletivo recebeu em 2024 o selo de Ponto Cultural do Ministério da Cultura, em reconhecimento às suas iniciativas de formação, como oficinas, aprimoramentos e residências artísticas.

Presença do Sesc na Cidade
Com este espetáculo, o Sesc consolida sua presença na cena cultural de Araçatuba, reafirmando o compromisso com a consolidação da arte e do acesso à cultura. A iniciativa não apenas amplia o alcance das ações do Sesc na cidade, como também fortalece o diálogo com o território, a comunidade e com os artistas que o compõem.
Compartilhem, deixe seu Like