“Tempo tempo tempo tempo …”

Por Adelmo Pinho
Oração ao tempo”, é uma bela canção de Caetano Veloso. É um misto de poesia com filosofia. Trechos como, “és um senhor tão bonito quanto a cara do meu filho” ou “compositor de destinos, tambor de todos os ritmos”, chamam à reflexão e acalentam a alma. A morte é uma consequência biológica e de fato o tempo é o senhor do destino. A imortalidade seria a solução? O ser humano seria feliz, se fosse imortal? Cazuza, já nos alertava, poeticamente: o tempo não para … O certo é que olhamos para trás e a sensação é de que a nossa infância foi ontem … Envelhecemos – para quem chega lá, pessoas queridas nos deixam … Bate o saudosismo …

O tempo, assim, é implacável, mas tudo a seu tempo e todos têm o seu tempo, de chegada e de partida. Milton Nascimento compôs que “chegar e partir só são dois lados da mesma viagem”, usando a metáfora do “trem que chega é o mesmo da partida”. A única certeza é que, tudo que é vivo morre. Se a morte é inexorável, então, ser sábio é viver bem, mesmo diante da efemeridade. A juventude é repleta de prazeres, banalidades, desejos e culto à beleza física. A senectude, por outro lado, traz experiência, sabiedade, responsabilidade, temperança … Existem pessoas que já nascem velhas e outras, idosas, que nunca envelhecem. A diferença entre elas é a maneira de pensar ao encarar a realidade da vida e a finitude humana.

O idoso – que é diferente de velho – é o jovem que deu certo e chegou lá. Cícero, dizia: “Admiro um jovem que guarda algo de ancião dentro de si, bem como um velho que mantenha algo de um jovem”. A longevidade luta contra o tempo e o segrego dela é aquilo que nos move. Freud afirmou que o nosso móvel está no desejo – pulsão. Se tenho projetos ou ideais a atingir, tenho motivação e pretendo viver bem e bastante até o último suspiro. É de Schopenhauer a metáfora: “A vontade é um cego robusto que carrega um aleijado que enxerga”. Nós somos o aleijado, guiados pela vontade; é isso que nos faz sair da cama, enfrentar as dificuldades diárias e ser feliz, quando possível.

Shakespeare, no ensaio “Menestrel”, poetificou: “Com o tempo se aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão”. O recado é simples: viva o presente. Esse mesmo gênio da literatura, expôs na mesma obra: “Aprende que o tempo não é algo que possa voltar. Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, em vez de esperar que alguém lhe traga flores … Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar”. Tempo curto ou longo, aproveite-o e viva feliz! Faça o bem! Enfrente seus medos! Prestigie sua família! Faça amigos! Beije e abrace! Ouça música e ria! Tempo tempo tempo tempo
Por Adelmo Pinho, promotor de justiça do estado de saúde.
Compartilhem, deixe seu Like





Motorista por aplicativo procura a polícia após ser chamada de “ladra” em rede social por causa de entrega
Homem de 65 anos morre após 11 dias internado depois de sofrer queda em frente de casa em Araçatuba
Chuva deve voltar a Birigui após semanas de tempo seco e baixa umidade
Convênio com Zatti é renovado e reforça atendimento nas UBS de Araçatuba
Vídeo: PM de Araçatuba é baleado ao tentar impedir assalto em São Paulo
PM flagra homem com 50 pedras de crack e prende acusado de tráfico no bairro Primavera em Araçatuba
Homem procurado por dívida de pensão alimentícia é preso pela PM no Cidade Jardim, em Birigui