Unisalesiano celebra formatura da 3ª Turma de Medicina com missa e colação de grau
Fotos: Divulgação
Da redação Diego Alves
A 3ª Turma de Medicina do UniSALESIANO de Araçatuba viveu, nos dias 12 e 13 de junho de 2025, dois momentos inesquecíveis que celebraram o encerramento de uma jornada acadêmica de seis anos: a Missa em Ação de Graças e a Sessão Solene de Colação de Grau. Ambos os eventos reuniram familiares, amigos, professores, autoridades e colaboradores em uma grande festa marcada pela emoção, pela fé e pela realização de um sonho coletivo.
Na noite do dia 12, a Igreja Universitária Nossa Senhora Auxiliadora acolheu os formandos para uma celebração eucarística repleta de espiritualidade e significado. Conduzida com cânticos, leituras e orações, a missa foi um momento de gratidão a Deus e de reflexão sobre a missão que os novos médicos passam a assumir.

Baseada no Evangelho de Mateus (5,13-16), a homilia recordou que os médicos devem ser “sal da terra e luz do mundo”, exercendo a profissão com ética, compaixão e humanidade. As preces da assembleia homenagearam professores, familiares, colaboradores da instituição e todos os que fizeram parte da trajetória formativa dos acadêmicos.
Durante o ofertório, os símbolos da Medicina foram levados ao altar, marcando a consagração da profissão ao serviço da vida. A celebração foi encerrada com a entrada da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora e a bênção final, que emocionou os presentes.
CONQUISTAS
Na sexta-feira, dia 13, foi realizada a Sessão Solene de Colação de Grau, também na Igreja Universitária, com transmissão ao vivo pelo YouTube. A cerimônia oficializou a graduação dos mais de 40 novos médicos e médicas da turma que leva o nome da Professora Dra. Helena Cordeiro Barroso.
A mesa diretora foi composta pelo Reitor Pe. Paulo Fernando Vendrame, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. André Ornellas, o Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Eduardo Jácomo, o Coordenador do Curso de Medicina, Prof. Dr. Antonio Poletto, a paraninfa da turma, Profª Natália Oliveira Cardoso, o patrono, Prof. Dr. Marcelo Spegiorin Moreno, e a professora homenageada, além da presença do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Daniel Martins Ferreira Júnior.

A formanda Camila Camargo Rici Antonio conduziu o juramento médico, reafirmando os compromissos éticos que guiarão a vida profissional dos novos médicos. Logo após, o Reitor Pe. Paulo Vendrame outorgou o grau aos formandos.
Em seu discurso de encerramento, o Reitor destacou a importância daquele momento e a trajetória de superação vivida pelos formandos. “Foi emocionante ver as manifestações de carinho e apoio. Vocês chegaram ao final da graduação em um ano de grandes conquistas para a nossa Medicina”, disse o Reitor, ao lembrar que, no dia 20 de janeiro, o curso teve seu reconhecimento oficial publicado no Diário Oficial da União. E, mais recente, avaliação do Ministério da Educação colocou o Curso de Medicina do UniSALESIANO entre os seis melhores do país, dentro de um universo de mais de 300.
HOMENAGENS
Homenagens também marcaram a noite: aos entes queridos ausentes, aos pais dos formandos — com discursos das médicas Mariana de Oliveira Reis e Marilívia Freitas Machado — e à formanda Renata Alfena Zago, que recebeu a Medalha Dom Bosco, honraria concedida ao aluno com melhor desempenho acadêmico.

Após o encerramento formal da solenidade, a celebração continuou do lado de fora da Igreja Universitária, com a apresentação da Bateria da Atlética do Curso de Medicina, composta por alunos de vários períodos — incluindo integrantes da própria turma.
Assista à cerimônia completa: https://www.youtube.com/live/gLS7KaGI-uQ











Compartilhem, deixe seu Like





Motorista por aplicativo procura a polícia após ser chamada de “ladra” em rede social por causa de entrega
Homem de 65 anos morre após 11 dias internado depois de sofrer queda em frente de casa em Araçatuba
Chuva deve voltar a Birigui após semanas de tempo seco e baixa umidade
Homem procurado por dívida de pensão alimentícia é preso pela PM no Cidade Jardim, em Birigui
Operação Corpus Christi termina sem mortes nas rodovias da região, aponta Polícia Militar Rodoviária
Homem se apresenta à Polícia Civil e diz ter matado amigo em legítima defesa em Birigui