Araçatuba ganha aplicativo para incentivar doação de sangue

Da redação Diego Alves
Araçatuba agora tem um aplicativo para incentivar a doação de sangue. Está disponível na Play Store o app “Sangue Bom ATA”, aplicativo para incentivar a captação de novos doadores de sangue para o hemonúcleo de Araçatuba.

Esse aplicativo é fruto do projeto de extensão realizado em 2022 com alguns alunos do curso de Design Gráfico, no qual o professor Fernando Chade De Grande foi contemplado como bolsista do Programa Pesquisa Produtividade da UNITOLEDO Wyden.
O projeto teve início em fevereiro de 2022. “Tive a ideia de criar um app depois de observar a situação lamentável e crítica que passa o hemonúcleo de Araçatuba, local que fornece bolsas de sangue a hospitais públicos de 40 cidades no entorno de Araçatuba. Em épocas de epidemias, como a dengue, por exemplo, muitas pessoas internadas com dengue hemorrágica necessitam de plaquetas, e muitas acabam morrendo devido a alta demanda”, destaca Fernando.
Segundo dados do Ministério da Saúde, houve uma queda de 15% a 20% nos estoques de sangue em 2020 no Brasil em razão da Covid-19.

Nesse sentido, o objetivo do app “Sangue Bom ATA” é de conscientizar a população de Araçatuba, informando e estimulando para a prática regular da doação de sangue. Além disso, o aplicativo é integrado ao sistema web do hemocentro de Ribeirão Preto, núcleo que coordena hemocentros em dez cidades no estado de SP.
Assim que o projeto foi aprovado pela comissão de projetos de pesquisa em fevereiro de 2022, outros alunos do curso de Design Gráfico aderiram ao projeto e toparam participar. Ao todo, foram três alunos participantes do projeto: Leonardo Da Silva Cremonini, Vinicius Souza Salatine e João Vitor Sanchez Nogara.

No aplicativo é possível agendar doação, solicitar doação para algum parente ou amigo que esteja precisando de sangue, tirar dúvidas do processo de doação, localizar o hemocentro em Araçatuba, além de conhecer os parceiros do projeto que oferecem desconto em produtos e serviços aos doadores regulares que apresentarem a carteirinha de doador no momento da compra. Essa ideia tem como objetivo engajar as pessoas à regularidade na doação de sangue, revelando a importância desse gesto para a sociedade.
Aplicativo

Compartilhem, deixe seu Like





Motociclista fica ferido em colisão com carro no centro de Birigui
Motociclista morre após bater em poste na madrugada deste sábado em Araçatuba
Homem procurado pela Justiça do Paraná é capturado pelo BAEP em Birigui
Foragido da Operação Guatambu é preso pela Polícia Civil em Buritama
Procurado pela Justiça de Alagoas e condenado a mais de 9 anos, é capturado pelo BAEP em Araçatuba
Homem é preso em condomínio de luxo em Araçatuba durante Operação Blindagem