Plantão de Notícias

Araçatuba ganha aplicativo para incentivar doação de sangue

Da redação Diego Alves

Araçatuba agora tem um aplicativo para incentivar a doação de sangue. Está disponível na Play Store o app “Sangue Bom ATA”, aplicativo para incentivar a captação de novos doadores de sangue para o hemonúcleo de Araçatuba.

Esse aplicativo é fruto do projeto de extensão realizado em 2022 com alguns alunos do curso de Design Gráfico, no qual o professor Fernando Chade De Grande foi contemplado como bolsista do Programa Pesquisa Produtividade da UNITOLEDO Wyden.

O projeto teve início em fevereiro de 2022. “Tive a ideia de criar um app depois de observar a situação lamentável e crítica que passa o hemonúcleo de Araçatuba, local que fornece bolsas de sangue a hospitais públicos de 40 cidades no entorno de Araçatuba. Em épocas de epidemias, como a dengue, por exemplo, muitas pessoas internadas com dengue hemorrágica necessitam de plaquetas, e muitas acabam morrendo devido a alta demanda”, destaca Fernando.

Segundo dados do Ministério da Saúde, houve uma queda de 15% a 20% nos estoques de sangue em 2020 no Brasil em razão da Covid-19.

Nesse sentido, o objetivo do app “Sangue Bom ATA” é de conscientizar a população de Araçatuba, informando e estimulando para a prática regular da doação de sangue. Além disso, o aplicativo é integrado ao sistema web do hemocentro de Ribeirão Preto, núcleo que coordena hemocentros em dez cidades no estado de SP.

Assim que o projeto foi aprovado pela comissão de projetos de pesquisa em fevereiro de 2022, outros alunos do curso de Design Gráfico aderiram ao projeto e toparam participar. Ao todo, foram três alunos participantes do projeto: Leonardo Da Silva Cremonini, Vinicius Souza Salatine e João Vitor Sanchez Nogara.

No aplicativo é possível agendar doação, solicitar doação para algum parente ou amigo que esteja precisando de sangue, tirar dúvidas do processo de doação, localizar o hemocentro em Araçatuba, além de conhecer os parceiros do projeto que oferecem desconto em produtos e serviços aos doadores regulares que apresentarem a carteirinha de doador no momento da compra. Essa ideia tem como objetivo engajar as pessoas à regularidade na doação de sangue, revelando a importância desse gesto para a sociedade.

Aplicativo

Compartilhem, deixe seu Like

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by