Bebê internado desde o nascimento comemora aniversário na UTI da Santa Casa de Araçatuba

Da redação Diego Alves
Ele completou um aninho na quinta-feira (9/6). O mesmo dia também lembrou que ele está na Santa Casa de Araçatuba há exatos 365 dias. José Heitor nasceu na madrugada de 9 de junho de 2021. O parto foi normal, porém o bebê era extremamente prematuro. Com idade gestacional de 24 semanas, pesou 796 gramas e foi levado imediatamente à UTI Neonatal.

Agora em mais de 365 dias de internação, José Heitor “prova desde o início que é valente, forte e corajoso”, define sua mãe, Natalia Cristina Lopes Ferreira ao explicar que além das fragilidades previsíveis a um prematuro nascido com menos de 1 quilo, Jose Heitor foi diagnosticado com broncodisplasia pulmonar (BDP) doença decorrente da prematuridade, que comprometeu os dois pulmões.
Aos 4 meses, o bebê sofreu duas paradas cardiorrespiratória decorrentes de estenose pulmonar que comprometeu também 40% da traqueia, tendo sido necessária a realização de uma traqueotomia. “Mesmo sem conseguir entender quais os propósitos de Deus com tudo isso, nunca deixei de confiar nEle e até aqui o Senhor tem nos sustentado”, diz a Natália, muito emocionada ao relembrar a jornada que seu filho tem enfrentado na luta pela vida.
Em dezembro do ano passado, José Heitor recebeu alta da UTI Neonatal e seguiu internado em recuperação na Pediatria. Dede então, Natália, 32 anos e operadora de caixa praticamente se mudou para a Santa Casa de Araçatuba. E ela quem permanece 24 horas ao lado do filho. “Não são dias fáceis, mas sigo clamando a Deus pela cura e fortalecimento do José”, diz.
Na semana passada um novo susto. José Heitor precisou voltar para UTI Neonatal por causa de uma pneumonia que associada à broncodisplasia tornou um quadro grave. Foi no leito da UTI que Heitor completou um ano de vida.
Agora ele está pensando 6 quilos e no período que antecedeu esta intercorrência reagiu muito bem ao tratamento. “O José é uma criança ativa e feliz mesmo na situação que está. Deus me deu um filho maravilhoso”, define a mãe.

Como forma de proporcionar ao pequeno paciente e sua mãe um momento de alegria, as equipes de enfermagem da UTI Neonatal e da Central de Nutrição e Dietética do hospital providenciaram decoração e um bolo para celebrar o primeiro aninho de José Heitor.
“Mesmo sendo um caso delicado, ele pode ter uma comemoração de aniversário que foi feita com muito amor por pessoas que amam o meu filho”, disse Natalia ao agradecer a todos que estiveram envolvidos direta ou indiretamente na elaboração da festa.
Além merecida comemoração, José Heitor ganhou um presente muito especial. Seu avô Valmir Xavier Ferreira e suas tias Marli Lopes Botelho, Vitória Cristina Dick e Tayane Pombal que ainda não tinha tido oportunidade de conhecê-lo, foram autorizados pela equipe médica a participarem da comemoração. A presença da avó Marcia Elaine Lopes, igualmente autorizada, completou o cenário familiar.
“Agradeço muito toda equipe do dr. Anderson (Azevedo Dutra), o dr. Marcos (Antônio Alvim de Oliveira) a enfermeira Francine, as fisioterapeutas, as terapeutas ocupacionais e à Santa Casa por tudo o que estão fazendo e disponibilizando para a cura do meu filho e melhoria da qualidade de vida dele”, agradeceu a Natalia Cristina.

À espera de home care
Indagada sobre suas expectativas em relação ao futuro, a mãe de José Heitor coloca em primeiro lugar que a pneumonia seja revertida satisfatoriamente. “O quadro tem tido boa evolução, apesar dele ter tido convulsões. Mas, a medicação está sendo ajustada para reverter essa situação. O dr. Anderson e toda equipe têm estado em cima o tempo todo, acompanhando e monitorando a situação”.
Natalia Cristina também espera que a ação impetrada na Justiça para que José Heitor tenha direito a tratamento home care, seja concluída rapidamente. “A Justiça já fez o sequestro de verbas para garantir isso. Espero que em breve possamos levá-lo para casa, para finalmente ele conhecer a nossa casa”, diz emocionada.
Fonte: Araçatuba em Foco
Compartilhem, deixe seu Like 👍






Engenheiro Taveira recebe neste domingo atividades culturais e esportivas do Sesc Birigui
Mulher que atirou em dois homens dentro de bar em Araçatuba é condenada a mais de 13 anos
Samar vai apurar conduta de leiturista que agrediu cachorro com pedrada em Araçatuba
GCM prende homem realizando tráfico de drogas em casa abandonada na Vila Bandeirantes, em Birigui
Polícia Civil prende seis durante operação em Araçatuba e Valparaíso
Saúde de Araçatuba vai ampliar vacinação contra HPV para pessoas de até 45 anos
Homem procurado pela Justiça é capturado durante patrulhamento em Buritama