Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Vacinação

Da redação Diego Alves
O Ministério da Saúde lançou hoje (7), em São Paulo, a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de multivacinação. O objetivo é recuperar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional.

A partir de amanhã (8), cerca de 40 mil salas de vacinação em todo o país estarão abertas para aplicar doses de 18 tipos de imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação para esse público. A campanha terminará em 9 de setembro.
A vacinação contra a poliomielite é destinada para crianças menores de 5 anos. A multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Para crianças estarão disponíveis os seguintes imunizantes: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Para adolescentes: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Segundo o ministério, a partir dos três anos de idade, as vacinas de covid-19 podem ser administradas de forma simultânea ou com qualquer intervalo com os demais imunizantes.
Ao participar do lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o último caso de pólio no Brasil foi registrado em 1989. Segundo ele, a cobertura vacinal da população está diminuiu em todo o mundo, principalmente durante o período da pandemia de covid-19. O ministro também conclamou as famílias a levarem as crianças para vacinar.

“Peço aos pais que levem seus filhos para as salas de vacinação. É inaceitável que, hoje, no século 21, 100 anos depois do esforço extraordinário de Oswaldo Cruz para introduzir esses conceitos sanitários no Brasil, nós tenhamos ainda crianças com doenças que podem ser evitáveis por vacina”, afirmou.
O ministério espera vacinar cerca de 14.3 milhões de pessoas contra a polio. Todos os imunizantes ofertados têm registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Compartilhem, deixe seu Like





Centro de Especialidades Odontológicas de Araçatuba receberá novos equipamentos nos dias 16 e 17 de junho
Prefeitura de Birigui fará busca ativa do ‘bicho barbeiro’ a partir de segunda-feira (15/06)
Convênio com Zatti é renovado e reforça atendimento nas UBS de Araçatuba
Vereadores conhecem funcionamento da regulação de vagas e desafios enfrentados pela Santa Casa de Araçatuba
Vacinação contra a gripe já está disponível para toda a população acima de 6 meses em Araçatuba
Alunos de Enfermagem do Unisalesiano participam de campanhas de contracepção com Implanon®
Em busca de likes, jovem tenta dar pinote na PM, fica a pé e vê o “prazer da velocidade” acabar em Birigui.
Incêndio mobiliza Corpo de Bombeiros e Polícia Militar na noite desta sexta-feira em Birigui
Homem é preso em flagrante após furtar supermercado pela segunda vez em Birigui
Adolescente de 15 anos é apreendido por tráfico de drogas próximo a posto de combustíveis em Araçatuba