Plantão de Notícias

Adolescente tenta fugir da PM e acaba apreendido junto com jovem de 19 anos, com tijolo de maconha, em Birigui

Da redação Diego Alves

Um jovem de 19 anos foi preso e outro adolescente de 15 anos foi apreendido na tarde desta terça-feira (16), em Birigui (SP), por uma equipe da Polícia militar. Com eles foram encontrados um pedaço de tijolo de maconha com aproximadamente 200 gramas, após correr a pé, os policiais conseguiram deter os indivíduos.

Segundo informações apuradas pela nossa reportagem, os militares, Soldado Marcos e Soldado Faria, realizavan patrulhamento pela região central de Birigui (SP), nesta terça-feira (16), quando pelo cruzamento das ruas Barão do Rio Branco e Mário de Souza Campos, avistaram duas pessoas em uma única bicicleta, sendo identificado posteriormente pelas iniciais V.M de 19 anos, que conduzia a bicicleta e levava na parte da frente do corpo uma mochila e na garupeira estava o adolescente E.F.R.O, de 15 anos.

Quando notaram que seriam abordados, em um primeiro momento eles tentaram aumentar a marcha da bicicleta e quando viram que não seria possível evitar a abordagem, o maior entregou a mochila ao menor, e parou a bicicleta. O menor, saiu correndo a pé pela Rua Barão do Rio Branco, no sentido centro. O policial FARIA após a tentativa de fuga do maior que conduzia a bicicleta, conseguiu detê-lo, enquanto o policial MARCOS correu atrás do adolescente por aproximadamente 150 metros até o momento em que ele tropeçou e caiu ao chão, sendo possível realizar sua abordagem na Rua Barão do Rio Branco esquina com a rua Pedro Alvares Cabral.

Feita a vistoria na mochila que estava com o adolescente, foi localizado um pedaço de tijolo de maconha. Questionado, ele alegou que aquela droga seria para o seu consumo pessoal, e que a teria adquirido “faz tempo” de um desconhecido e que não se recordava o quanto pagou pela droga. Por sua vez, o maior afirmou que conhecia o adolescente de seu bairro e que teria apenas dado uma “carona” na bicicleta, porém, como ele estava com a porção de maconha, aceitou que ela fosse guardada em sua mochila, juntamente com as roupas de seu trabalho como pintor.

Diante dos fatos, foi dada a voz de prisão em flagrante delito ao maior e de apreensão ao menor, sendo ambos conduzidos ao plantão policial. Uma outra equipe foi até a casa do adolescente e fez contato com sua avó do indivíduo, a qual aparentava ter dificuldades de compreensão e se recusou a comparecer no plantão policial ou passar o contato de outros familiares, sendo feito o acionamento do Conselho Tutelar para assistir e acompanhar o adolescente. Precisaram ser feito o uso de algemas em ambos por receio de fuga. Após a algum tempo, o tio do adolescente, compareceu no plantão policial e acompanhou as oitivas.

Adolescente

Ainda com o que foi apurado, o adolescente que tem 15 anos, relatou “que é usuário de maconha e que nesta terça-feira (16), segundo ele, estava com uma porção de aproximadamente 150 gramas destinada ao seu consumo, porém, não gostaria de falar quando comprou, de quem comprou e quanto pagou”. Disse ainda “que queria levar a droga para sua casa e pelo caminho encontrou seu conhecido, por morarem no mesmo predinho, o qual lhe ofereceu uma carona em sua bicicleta”. Neste momento, ele pediu a mochila do amigo emprestada para guardar a droga e subiu na garupa da bicicleta”

Após guardar o entorpecente na mochila, chegou a falar para o amigo, que se fossem abordados, iria “assumir esse BO”. Disse ainda, que não andaram por muito tempo, acredita que não foi nem um quarteirão, quando notaram que seriam abordados por policiais militares. O adolescente disse que neste momento, pegou a mochila de seu amigo e tentou se evadir correndo, sendo seguido por um dos policiais militares, o qual segundo ele, lhe deu um “mata-leão” e o jogou no chão, momento em que lesionou seu lábio superior.

Maior

Por sua vez, o maior que tem 19 anos, disse “que atualmente trabalha como pintor e ganha R$ 1.600,00 (um mil e seiscentos reais) por mês”. Negou ser traficante e afirmou ser apenas usuário de maconha. Disse “que conhece o adolescente por ele residir no mesmo predinho que ele, e na tarde desta ultima terça-feira (16), o encontrou pelo caminho e ele pediu uma carona”. Disse ainda, “que o adolescente comentou que trazia consigo sua droga para uso e perguntou se poderia guardar em sua mochila, tendo ele aceitado, porém, não chegou nem a ver o tamanho da porção que o adolescente trazia consigo”. Segundo o jovem, os dois seguiram na bicicleta por aproximadamente quatro quarteirões quando então se depararam com uma viatura da polícia militar”. Momento em que o adolescente percebeu que a viatura tinha feito o retorno e pediu a bolsa para tentar se evadir, tendo entregado para ele”.

Preso e apreendido

O delegado Dr° Eduardo Lima de Paula, após tomar conhecimento dos fatos, ratificou a prisão do jovem de 19 anos por tráfico de drogas e a apreensão do adolescente de 15 anos por ato infracional de tráfico de drogas, permanecendo ambos a disposição da justiça. O tijolo foi pesado e teve aproximadamente 200 gramas.

Compartilhem, deixe seu Like 👍

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by