Araçatuba é premiada por excelência na alfabetização e reforça avanço na educação básica
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
Araçatuba foi reconhecida com o Prêmio Excelência Educacional por atingir as metas de alfabetização em 2025, dentro do programa Alfabetiza Juntos SP. O resultado considera o desempenho no Saresp, com base em leitura, matemática e fluxo escolar. A premiação foi entregue nesta terça-feira (17), no Memorial da América Latina.

O prefeito Lucas Zanatta esteve na cerimônia e ressaltou que o prêmio reflete o trabalho conjunto da rede municipal. “Esse reconhecimento mostra que Araçatuba está no caminho certo, investindo na base da educação. É resultado do empenho dos nossos professores, equipes escolares e também do apoio das famílias”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Ana Paula Braga, destacou o impacto direto das políticas educacionais no aprendizado. “A alfabetização na idade adequada é determinante para o desenvolvimento das crianças. Esse resultado reforça que nossas estratégias pedagógicas estão funcionando e nos motiva a avançar ainda mais”, disse.
Durante o evento, o governador destacou o papel da alfabetização na formação educacional. “Você não chega ao topo de uma escada sem subir o primeiro degrau. E o primeiro degrau está aqui”, afirmou, ao defender o investimento na fluência leitora e na alfabetização na idade certa como base para o avanço dos estudantes ao longo da vida escolar.
ESCOLAS
Nesta edição, 1.111 escolas foram premiadas em todo o estado, com repasse financeiro por aluno. Entre as escolas de Araçatuba reconhecidas estão: Índio Poti; Leonisia de Castro; Professor Antonio Rodrigues Martins Neto; Professor Floriano Camargo de Arruda Brasil; Professor Joaquim Dibo; Professor José Herculano de Araújo Ordini; Professor Mário de Moura; Professora Carmélia Mello Fonseca; Professora Euza Neuza Marcondes Arios; Professora Hélia Pinholi Mungo; Professora Henny Ferraz Homem; Professora Leda Aparecida Lima Martins; e Professor Ribeiro Mazzei Monsenhor Victor.

Os dados apontam avanço na leitura, com aumento de alunos fluentes e queda nos níveis críticos. O governo também anunciou a distribuição de livros didáticos e a meta de que, até o fim de 2026, 90% das crianças estejam alfabetizadas aos sete anos.
Compartilhem, deixe seu Like





Golpe pelo WhatsApp causa prejuízo de R$ 8,8 mil a mãe e filha em Araçatuba
PM, GCM e Polícia Civil apreendem adolescente e interrompem série de furtos em Birigui
Profissionais da Zatti Saúde concluem curso de humanização promovido pelo Senac
Araçatuba cede novo Terminal Urbano ao Corpo de Bombeiros para instalação de nova sede
Deic de Araçatuba desarticula rede criminosa envolvida em fraudes, apostas ilegais e lavagem de dinheiro
Motorista de Araçatuba cai em golpe de falsa vaga de emprego e perde mais de R$ 5 mil
Homem de 41 anos procurado pela Justiça é capturado pela GCM em Birigui