MP instaura apuração contra vereadores de Araçatuba por suposta transfobia em redes sociais
Foto reprodução
Da redação Diego Alves
A Promotoria de Justiça Cível de Araçatuba instaurou uma “notícia de fato” para apurar possíveis práticas de transfobia e discurso discriminatório atribuídas aos vereadores Hideto Honda (PSD) e Sol do Autismo (PL). A medida foi tomada após o recebimento de uma representação formal encaminhada ao Ministério Público do Estado de São Paulo.

De acordo com o documento, as manifestações teriam ocorrido entre os dias 12 e 14 de março, por meio de publicações em redes sociais, direcionadas à deputada federal Érika Hilton. As postagens, segundo a denúncia, teriam negado a identidade de gênero da parlamentar, além de conter expressões consideradas depreciativas e discriminatórias.
A representação aponta que, no caso do vereador Hideto Honda, houve a divulgação de conteúdos com linguagem ofensiva e deslegitimadora, incluindo o uso de termos que poderiam incentivar a discriminação contra pessoas trans. Já a vereadora Solange Nery Rodrigues teria feito comentário público questionando a presença de uma mulher trans em espaços de representação feminina.
Ainda conforme o documento, o fato de as publicações terem sido feitas em perfis públicos de agentes políticos amplia a gravidade da situação, devido ao alcance e à influência institucional dos envolvidos.
Investigação
O procedimento foi instaurado pelo promotor de Justiça Joel Furlan, que determinou a notificação dos vereadores para que apresentem esclarecimentos no prazo de 15 dias.

Nota
O vereador Hideto Honda não se pronunciou. Já a vereadora Sol do Autismo se posicionou através de nota:
“Recebi uma denúncia em relação a um posicionamento que fiz recentemente.
E reforço, com toda clareza: o meu posicionamento permanece o mesmo.
Como sempre fiz questão de agir com transparência, venho esclarecer que, ao afirmar que determinada representação não me representa enquanto mulher, estou expressando uma visão pessoal — legítima dentro de uma sociedade democrática, onde cada pessoa tem o direito de pensar e se manifestar.
Isso não significa desrespeito, ataque ou negação da dignidade de ninguém.
Significa, sim, que tenho minhas convicções — e não abro mão delas.
Defendo o respeito a todas as pessoas, mas também defendo o direito de cada mulher expressar aquilo em que acredita.
Seguirei exercendo meu mandato com responsabilidade, transparência e coragem para me posicionar.”
Compartilhem, deixe seu Like





Golpe pelo WhatsApp causa prejuízo de R$ 8,8 mil a mãe e filha em Araçatuba
PM, GCM e Polícia Civil apreendem adolescente e interrompem série de furtos em Birigui
Profissionais da Zatti Saúde concluem curso de humanização promovido pelo Senac
Araçatuba cede novo Terminal Urbano ao Corpo de Bombeiros para instalação de nova sede
Deic de Araçatuba desarticula rede criminosa envolvida em fraudes, apostas ilegais e lavagem de dinheiro
Motorista de Araçatuba cai em golpe de falsa vaga de emprego e perde mais de R$ 5 mil
Homem de 41 anos procurado pela Justiça é capturado pela GCM em Birigui