Artigo Reflexão “Foco nas boas orientações”
Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges
“Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração”. Provérbios 4.21
Você possui alguma formação? Essa foi uma pergunta que me fizeram um tempo antes de eu ingressar na faculdade, e confesso que foi estranho, incomodante e triste responder que não. Faço a pergunta partindo do pressuposto que estamos a perguntar sobre a formação acadêmica superior, e também, de que ela não representa, necessariamente, uma discriminação ou diminuição da pessoa que não a possui, mas apenas uma curiosidade. É óbvio que o ato discriminatório depende de quem faz a pergunta, mas é fato que, numa sociedade baseada na meritocracia, a formação acadêmica faz muita diferença.
Quase todos os alunos e alunas no exercício de seus estudos não gostam de frequentar as escolas, mas sabem da necessidade. Reconhecemos o seu valor quando atingimos a maturidade, necessitamos fazer a aplicação daquilo que aprendemos e descobrimos o peso da apresentação do diploma adquirido. Por isso que nossos pais e mães nos orientaram ou orientam com tanta ênfase para sermos aplicados nos estudos.
Então, escolas, faculdades, cursos, workshops, palestras e afins são muito importantes quando há boas pessoas que nos orientam e trazem bons conhecimentos científicos, profissionalizantes e de capacitação.
O autor de Provérbios, texto bíblico e divinamente inspirado, nos dá a boa orientação para focarmos no ensinamento, na sabedoria e no entendimento das coisas. Isso significa que devemos ouvir, ver e praticar as boas coisas da vida na vida, isso nos trará mais vida e saúde para o corpo e a alma.
Em muitas comunidades locais de fé e espiritualidade se encontra um espaço de formação contínua; geralmente, por funcionar aos domingos pela manhã, são denominados de Escolas Dominicais. O material base e didático utilizado é a Bíblia, mas outros materiais podem ser usados também. Essa escola está sempre aberta para receber novos alunos e alunas; o que precisa-se ter é boa disposição e muita vontade de receber boas orientações para a vida à luz da Sagrada Escritura. Quem a frequenta sempre tem bons resultados e dá testemunhos práticos na vida diária.
Geralmente se tornam pessoas com melhor desempenho em outros aspectos da vivência no mundo. As manhãs de domingo se tornam alegres e festivas, pois, são verdadeiros encontros de busca pelas orientações divinas para o bem viver.
Voltando ao texto em epígrafe, o autor de Provérbios disse que se deve guardar o coração, porque dele procedem as fontes de vida e o salmista disse que guardou as boas orientações divinas no coração para não pecar contra Deus. Faça parte da Escola Dominical buscando as boas orientações e guardando-as no coração.
Rev. Adi Éber Pereira Borges†
Compartilhem, deixe seu Like