Plantão de Notícias

Baixo estoque de sangue no Hemocentro pode suspender procedimentos na Santa Casa de Araçatuba

Foto divulgação

Da redação Diego Alves

A comunicação acedeu o alerta na Agência Transfusional do hospital, serviço responsável pela transfusão dos componentes sanguíneos fundamentais à manutenção da vida em várias situações, como acidentes, cirurgias de emergência e eletivas e nos casos em que o a transfusão de sangue é indicada como parte do tratamento de algumas patologias, como os oncológicos, por exemplo.

Av. Euclídes Miragaia, 1803 – Jardim Perola, Birigui – SP

A responsável técnica de imunohematologia da Agência Transfusional, Lorine Sezário, afirma que “estamos fazendo o possível para atender aos nossos pacientes e manter o andamento das cirurgias eletivas, mas sem doação de sangue, não será possível manter as transfusões e corremos o risco de cancelar cirurgias pela falta de alguns tipos de sangue específicos”.

Referência de atendimentos de alta complexidade para 40 municípios da região, a Santa Casa de Araçatuba registra em média, demanda diária em torno de 25 a 30 bolsas de sangue de tipagens diversas por dia.

Av. Euclídes Miragaia, 1803 – Jardim Perola, Birigui – SP

O Hemocentro de Araçatuba é o único que atende os serviços hospitalares do SUS da cidade e região. Dentre os atendidos, mais de 70% do sangue colhido mensalmente no hemonúcleo vão para a Santa Casa. Por isso, a direção do hospital decidiu repassar o alerta para as comunidades atendidas com o objetivo de conseguir doações em caráter urgente. “ Estamos precisando que doadores compareçam ao Hemocentro de Araçatuba para doações de sangue dos tipos O+, O- e A-“, pede a responsável pela Agência Transfusional da Santa Casa.

Doadores já inscritos no hemonúcleo que forem doar pela manhã, não precisam estar em jejum e podem se alimentar normalmente. Quem for doar no período da tarde deve aguardar três horas após o almoço.

Av. Euclídes Miragaia, 1803 – Jardim Perola, Birigui – SP

Os requisitos para quem ainda não é inscrito, mas quer entrar nessa campanha de emergência para ajudar a Santa Casa de Araçatuba manter a agenda de procedimentos que precisam de sangue para serem realizados, são: estar bem de saúde, apresentar documento com foto, ter entre 16 (acompanhado pelo responsável) a 69 anos, registrar peso a partir de 50 kg para homens e 51kg para mulheres; e caso esteja tomando medicamento, informar o nome. Outros critérios serão avaliados na triagem clínica.

O Hemocentro de Araçatuba está localizado a Avenida Arthur Ferreira da Costa, nº 330, Bairro Aviação, próximo ao antigo Hospital da Mulher. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h e aos sábados das 7h às 11h. Outras informações poderão ser obtidas através dos telefones (018) 2102-9400 e (18) 981328875.

Em caso de doação específica, o doador deve informar o nome do paciente que necessita. Doações para essa campanha devem ser informadas que se destinam à Santa Casa de Araçatuba.

Av. Euclídes Miragaia, 1803 – Jardim Perola, Birigui – SP

Lorine Sezário explica que em cada doação é coletado uma bolsa com aproximadamente 450 a 500ml de sangue. Após a coleta o sangue passa por fracionamento que transforma a doação em 4 hemocomponentes: hemácias, plasma, plaquetas e crioprecipitado. “Por este motivo dizemos que uma doação pode salvar até 4 vidas”, afirma.

Compartilhem, deixe seu Like 👍

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by