Plantão de Notícias

Birigui participa com 60 atletas na 24ª edição dos Jogos da Melhor Idade, sediado em Araçatuba.

Foto divulgação

Da redação Diego Alves

Atletas da terceira idade de Birigui participam até domingo (05/06) da 24ª edição dos JOMI (Jogos da Melhor Idade), que acontece em Araçatuba. A cidade é representada por 60 atletas e cinco dirigentes. A solenidade de abertura aconteceu nesta quarta-feira (1º).

Conforme a chefe da delegação, Elaine de Cássia Alves, das 13 modalidades que serão disputadas nos jogos, Birigui vai participar de 11. A cidade terá representantes no atletismo, bocha, buraco, damas, dominó, tênis, tênis de mesa, truco, natação, malha e vôlei.

A estreia será nesta quinta-feira (02/06), às 8h, no Shopping Praça Nova, onde Birigui enfrenta Ilha Solteira, numa partida de buraco. Neste primeiro dia de competições a cidade também compete nas modalidades de bocha, malha, tênis de mesa truco, dominó e vôlei.

RETOMADA ESPORTIVA

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Silvana Caetano Gomes Leal Milani, destacou que todos os idosos que embarcaram para Araçatuba são moradores de Birigui e participam em projetos sociais desenvolvidos pelo Fundo Social em parceria com a Secretaria de Esportes.

“O momento é de suma importância para eles que, por dois anos, ficaram reclusos em seus lares. É a volta à vida mesmo que seja em um novo normal”, pontuou Silvana. “Desejo a todos os nossos atletas da melhor idade boa sorte. Todos já são campeões”, completou.

O prefeito Leandro Maffeis também vê com entusiasmo a participação dos atletas nos jogos. “Nossa terceira idade merece esse momento que estão vivendo. Eles que já trabalharam e lutaram tanto por Birigui, continuam elevando o nome de nossa cidade com o esporte”, disse.

PROMESSAS DE MEDALHA

Entre os atletas biriguienses estão Joaquim de Souza, 91 anos, que irá participar do atletismo categoria G (acima de 90 anos) e do vôlei masculino categoria B (acima de 70 anos), e a atleta Rita Fabelicio Voltere, de 89, que participará do atletismo e natação na categoria F (85 a 89 anos).

A chefe da delegação disse que Rita foi campeã na última edição dos jogos em 2019, na natação e no atletismo, em Jundiaí. Ela também representou o município na final estadual em dezembro daquele ano nas duas modalidades, voltando com a medalha de prata na natação.

Os JOMI são disputados apenas por atletas com idade a partir dos 60 anos. Nesta edição, irão participar 47 municípios do interior paulista, desde São José do Rio Preto até Andradina. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado com o objetivo de valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem-estar para os idosos.

Compartilhem, deixe seu Like 👍

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by