Birigui tem 1ª Formatura do Proerd da Polícia Militar neste ano de 2022, em retorno pós Pandemia.
Da redação Diego Alves
Neste mês de Março, teve início o primeiro semestre do Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência da Polícia Militar do Estado de São Paulo) nas escolas da rede pública e particular de ensino de Birigui (SP), nesta segunda-feira (06), pós pandemia, Birigui teve a primeira formatura de alunos do 5° Ano, deste ano de 2022, que receberam aulas do projeto ministrada pela PM Soldado Contel, na Escola Municipal Professor Luciano Augusto Canellas no Bairro Vista Alegre, que contou com todo apoio de diretores, professores e coordenadores da escola.
Os alunos do 5º ano do ensino fundamental, que recebem as aulas, que são ministrados na rede municipal de ensino de Birigui, com a parceria da Secretária de Educação. Em Birigui o programa deste ano de 2022 é aplicado pelo Cabo PM Lucas e a Soldado PM Contel, tendo com supervisão o Comandante da 4ª Cia/PM Capitão PM Zambrosi.
Mascote
Leão Dare: O leão Dare foi escolhido como mascote por ser um animal forte, com presença e que tem coragem e domina seu território, além de proteger sua prole dos inimigos, considerando que a droga é um inimigo da sociedade.
Sobre o Proerd
O PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas) consiste em um esforço cooperativo da Polícia Militar, Escola e Família para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.
Base do Projeto
A base desse “tripé preventivo” é a família, figura indispensável e de suma importância nessa luta tão desigual no combate às drogas e a violência. O propósito desse programa é auxiliar os estudantes a reconhecerem e resistirem às pressões diretas ou indiretas que o influenciarão a experimentar bebida alcoólica, cigarro e drogas ilícitas ou mesmo se envolverem em atos de violência.
Esse programa foi desenvolvido pelo Distrito Escolar e Departamento de Polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, estando presente atualmente em mais de 54 países.
Início do Proerd no estado de São Paulo
Foi adotado pela Polícia Militar do Estado de São Paulo em 1993 e graças a um trabalho da nossa Milícia Paulista difundiu-se para todo o Brasil. O programa foi adaptado à realidade brasileira mediante um intenso trabalho de profissionais de diversas áreas, que estudaram o programa americano e adequaram-no, surgindo então o PROERD.
Todos nós sabemos das inúmeras consequências que as drogas causam e em razão disso queremos ressaltar que todas essas pessoas, que direta ou indiretamente ajudaram a Polícia Militar na aplicação desse programa, demonstram que não estão apenas preocupadas, mas acima de tudo comprometidas com essa realidade social e tem consciência do perigo que as drogas representam, principalmente para as nossas crianças.
Família
O investimento de vocês não é perdido. Enquanto existir uma criança sorrindo é sinal que Deus continua acreditando na humanidade. O apoio de cada um de vocês é muito importante para nossa Corporação. Esse apoio e sinal que vocês acreditam e acima de tudo confiam no trabalho da Polícia Militar. A todos vocês, em nome da Polícia Militar, muito obrigado.
Confira algumas fotos da Formatura.