Butantan inicia desenvolvimento de vacina contra gripe aviária para humanos

Da redação Diego Alves
O Instituto Butantan iniciou o processo de desenvolvimento de uma possível vacina contra a gripe aviária em humanos. No momento, são realizados testes com cepas vacinais cedidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo que o primeiro lote piloto já está disponível para testes pré-clínicos.

A iniciativa faz parte dos esforços para conter os casos de influenza aviária no Brasil, sobretudo do subtipo H5N1, que vem dizimando criadores de aves e tem uma taxa de letalidade de 50% em humanos. Ao menos 10 casos da doença já foram confirmados no país em menos de um mês, sendo três no Rio de Janeiro e sete no Espírito Santo.
Segundo o Butantan, o objetivo é reunir um estoque de vacinas feitas com três cepas vacinais da influenza aviária: influenza aviária A/Anhui/1/2005 (H5N1); influenza aviária A/Astrakhan/3212/2020 (H5N8); e influenza aviária A/duck/Vietnam/NCVD-1584/2012 (H5N1). A variedade é importante para prevenir futuras pandemias.
A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. A infecção humana pode ocorrer apenas por meio de contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas), excluindo a possibilidade de infecção por consumo de carne de aves e de ovos.

Os primeiros casos notificados em humanos na América Latina foram o de um homem de 56 anos no Chile e de uma criança de nove anos no Equador. Um pai e uma filha de 11 anos de Camboja também foram infectados pela doença. A criança não resistiu. Outros três casos foram identificados na China, sendo que um resultou em óbito.
Fonte: SBT News
Compartilhem, deixe seu Like





Corpo de motorista desaparecido é encontrado com perfurações de faca em zona rural de Clementina
Santa Casa de Araçatuba celebra o nascimento da primeira bebê de 2026
Prefeitura de Araçatuba ajuda família que teve casa incendiada no Verde Parque
Justiça mantém prisão de homem acusado de abusar da própria sobrinha em Glicério
VÍDEO: Incêndio de grandes proporções destrói residência abandonada na Vila Xavier, em Birigui
Mega da Virada distribui prêmio histórico de R$ 1,09 bilhão entre seis apostas
Casal fica ferido após carro bater em árvore na Avenida Odorindo Perenha em Araçatuba
Rocam identifica e detém três suspeitos de envolvimento em assalto a pizzaria em Birigui
Capotamento na Rodovia Antonio Mestriner deixa cinco pessoas feridas em Birigui
Sentenciado é recapturado durante patrulhamento na Vila Bandeirantes, em Birigui