Plantão de Notícias

Captação de órgãos de doador de 20 anos de Birigui, é realizada na Santa Casa de Araçatuba.

Foto divulgação

Da redação Diego Alves

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da Santa Casa de Araçatuba coordena nesta quarta-feira (4/1), a primeira captação múltipla de órgãos deste ano. A captação começou às 16h e deverá ser concluída na madrugada de quinta-feira.

O doador é um rapaz de 20 anos, de Birigui, internado no dia 1º, por traumatismo craniano grave decorrente de um acidente de motocicleta. Apesar dos esforços das equipes médicas o paciente não reagiu ao tratamento intensivo.

A morte cerebral foi constatada ontem (3/1) e os familiares autorizaram a doação de órgãos.

Pelas compatibilidades confirmadas pela Central Nacional de Transplantes, serão captados: pulmões (Incor/SP), fígado (Hospital Unimed de Sorocaba que presta serviço para transplantes em pacientes do SUS) rins, coração para retirada de válvulas e córneas (Hospital de Base de São José do Rio Preto) e tecido ósseo (equipe do Banco de Ossos de Marilia).

As captações envolvem em torno de 40 profissionais dentre médicos cirurgiões e anestesistas, instrumentadores e profissionais de enfermagem das equipes dos quatro hospitais que estão realizando as captações e da Santa Casa de Araçatuba.
Os primeiros órgãos retirados são os pulmões e o fígado, que precisam ser transplantados em no máximo 6 horas. Um avião da FAB, que trouxe a equipe do Incor, transportará os órgãos até o Campo de Marte, em São Paulo. O traslado será completado por helicóptero até o heliporto do Incor e para Sorocaba respectivamente.

O traslado até o Aeroporto “Dario Guarita”, terá a escolta de um grupo de batedores da Guarda Municipal de Araçatuba.
O coração, os rins e córneas serão extraídos na sequência. Só após essa sequência, que a equipe do Banco de Ossos poderá iniciar a retirada de tecido ósseo.

Em 2022 foram realizadas na Santa Casa de Araçatuba 11 captações de órgãos. De acordo com CIHDOTT, não houve recusa de nenhuma das famílias consultadas para doação.

Fotos

Compartilhem, deixe seu Like 👍

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by