Doadoras recordistas de leite materno são homenageadas pela Prefeitura de Araçatuba
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Araçatuba homenageou, nesta sexta-feira (30), duas mamães recordistas em volume de leite materno doado em 2024 para o Banco de Leite Humano (BLH). A cerimônia encerrou as atividades pelo Dia Mundial e Nacional da Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio.
Foram homenageadas a negociadora de cobranças Maria Clara Figueiredo Morim e Silva, de 24 anos, responsável por doar 75 litros de leite em um período de 10 meses. E a fisioterapeuta Beatriz Franceschini Castanhari, de 30 anos, que doou 66 litros de leite durante sete meses.
O evento ocorreu no intuito de reconhecer e valorizar a dedicação dessas mulheres em ajudar recém-nascidos prematuros e de baixo peso internados em Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) neonatais, que dependem desse alimento tão importante para o desenvolvimento.

RECONHECIMENTO
O prefeito Lucas Zanatta reconheceu o gesto solidário das doadoras e a atuação do BLH. “É uma bênção que as mães puderam dividir [o leite], fazendo a diferença na vida de muitos bebês. Acreditamos na saúde preventiva e o Banco de Leite é fundamental, porque gera impactos futuros positivos”, ressaltou.
A presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social, Priscila Lopes Zanatta, destacou a importância do aleitamento materno. “Tive o privilégio de amamentar meu filho por um ano, e sei o quanto isso traz vida e saúde para a criança. Agradeço às mamães doadoras por essa generosidade e incentivo as puérperas que puderem doar”, completou.
Também participaram das homenagens a presidente da Câmara, Edna Flor, o secretário de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, a coordenadora do BLH, Jesiela Passarini, e o vereador Gilberto Batata Mantovani, autor da lei que institui a Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno em Araçatuba.
“A doadora é o coração, a mola propulsora de um Banco de Leite Humano. O significado mais sublime do ato de doar leite humano reside na capacidade de salvar vidas, fortalecer a saúde de bebês e proporcionar esperança a famílias em momentos difíceis”, afirmou Jesiela.
DOAÇÕES
No ano passado, o BLH registrou a doação de 2.114 litros de leite, a partir da ação de 1.527 lactantes. Ao todo, 1.291 litros foram distribuídos para UTIs neonatais – 98% para Santa Casa do município –, beneficiando 781 recém-nascidos prematuros.
De janeiro a abril deste ano, foram coletados 748 litros de leite, doados por 569 mulheres de Araçatuba e região. No período, foram distribuídos 469 litros para UTIs neonatais, atendendo 286 bebês. O estoque está baixo na unidade, por isso, o serviço incentiva as puérperas com leite excedente a fazerem doações.

COMO DOAR
As interessadas em doar leite materno devem entrar em contato com o Banco de Leite Humano pelos telefones (18) 3636-1175 ou (18) 99718-1654. Para ser doadora, a mamãe precisa estar produzindo volume de leite superior às necessidades do próprio filho e estar bem de saúde.
A equipe do BLH vai até a residência, faz a entrevista e triagem com a puérpera, leva os frascos esterilizados e a bombinha para facilitar a extração do leite. Uma vez por semana, um funcionário passa na residência para pegar os frascos cheios e deixar mais potes vazios.






Confira outras informações em https://aracatuba.sp.gov.br/noticias.
Compartilhem, deixe seu Like





Ações integradas da Secretaria de Mobilidade Urbana fortalecem a conscientização no trânsito em Araçatuba
PM recupera motocicleta roubada no Jandaia ll, abandonada no bairro Portal do Parque, em Birigui
Homem é multado em R$ 1.500 por manter jabutis em cativeiro em Araçatuba
Polícia Militar flagra tráfico de drogas e prende dois homens em Birigui
Homem é multado em R$ 6 mil por amputar pata de cachorro em Santo Antônio do Aracanguá
Casal tem carro alvejado por vários tiros após sair de culto religioso em Birigui
Câmara defende revogação de decreto federal que afeta estudantes com deficiência e APAEs, em Penápolis