Plantão de Notícias

Governadora do Rotary Club pede mobilização regional para reforma da UTI Coronariana da Santa Casa de Araçatuba

Foto divulgação

Da redação Diego Alves

Ao visitar na manhã desta quinta-feira a UTI Coronariana da Santa Casa de Araçatuba, a governadora do Distrito 4470 do Rotary Club, Miriam Serra de Lacerda Silva Philbois reafirmou a necessidade de mobilização dos Rotarys Clubs das 40 cidades atendidas pelo hospital, “em prol das melhorias que a unidade está precisando”.

A sugestão já havia sido feita pela governadora ao novo presidente do Rotary Club Araçatuba Cruzeiro do Sul, Alberto Pinto da Silva, na segunda-feira (18/7) durante homenagem prestada pela diretoria do hospital à ex-presidente Ruth das Neves Alves de Lima.

A reforma da UTI Coronariana é uma das prioridades imediatas da diretoria da Santa Casa de Araçatuba. Com 10 leitos, a unidade possui equipes médicas, de enfermagem, e profissionais multidisciplinares para atender urgências e emergências, internações eletivas e suporte pós-cirúrgico cardiovasculares e torácicos.

“No entanto, para aprimorar a qualidade dos atendimentos há a necessidade de ampla reforma estrutural e adequação das réguas de gases e climatização e substituição de camas e cortinas divisórias”, detalhou o provedor Petrônio Pereira Lima à governadora. A unidade também precisa de mais ventiladores mecânicos e monitores multiparâmetros.

Para a governadora, a união dos clubes das cidades para as quais a Santa Casa de Araçatuba é referência de atendimentos de alta complexidade pode representar importante apoio para a diretoria aperfeiçoar o atendimento.

Miriam Serra de Lacerda Silva Philbois é a primeira mulher a governar o Distrito 4470 que engloba 76 clubes de Rotary da maioria das cidades do estado de Mato Grosso do Sul, mais a cidade de Pedro Juan Caballero no Paraguai e parte do estado de São Paulo. Na região, o Distrito abrange de Avanhandava à Castilho.

A visita realizada nesta quinta-feira teve como objetivo acompanhar o presidente do Rotary Club Araçatuba Centenário, Nei Celso Guariza e demais integrantes do clube e o presidente do Rotary Club Araçatuba Cruzeiro do Sul para ver em funcionamento, equipamentos doados ao hospital entre 2016 e 2022.
Neste período, o Centenário doou vários equipamentos para a UTI Neonatal e Pediátrica e UTI Neonatal destinada a bebês prematuros e para o Posto de Coleta de Leite Humano, dentre os quais bombas infusão e bombas para coleta de leite. No mesmo período o clube também fez a doação de focos cirúrgicos para as salas cirúrgicas e monitor multiparâmetros para a UTI Respiratória.

“Um hospital grandioso tem grandiosos problemas também. Mas vi funcionários trabalhando com muita dedicação e diretores planejando melhorias. De modo que os nove clubes da cidade devem agradecer todos os dias pela oportunidade de terem uma entidade como essa para trabalhar em prol”, afirmou a governadora.

Ficou definido agendamento próximo de uma reunião executiva entre os presidentes dos clubes de Araçatuba e a diretoria da Santa Casa de Araçatuba para apresentação do projeto técnico para reforma da UTI Coronariana e de outras prioridades relacionadas às UTIs Neonatais, para definição do apoio e da mobilização.
“Foi muito positivo ver a governadora visitando nossa cidade e vir conhecer as atividades da Santa Casa de Araçatuba. Nesses dois contatos que tivemos vi nela uma pessoa muito determinada. Nas visitas que fez, ela pediu em várias ocasiões o engajamento dos clubes da cidade e da região para um investimento maior no hospital”, definiu o provedor.

Compartilhem, deixe seu Like 👍

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by