Plantão de Notícias

Jovem de Araçatuba conquista medalha de ouro na Olimpíada de Química de São Paulo

João Heitor Dal Bello Gonzales tem 16 anos e competiu pela categoria do 2º ano do ensino médio; além dele, Jaime Monçalvarga, de 17 anos, ficou em 3º lugar no evento.

Da redação Diego Alves

Dois jovens de Araçatuba foram destaques na OQSP (Olimpíada de Química do Estado de São Paulo), realizada no último dia 11, na USP (Universidade de São Paulo). 

O estudante João Heitor Dal Bello Gonzales, 16 anos, do 2º ano do ensino médio do colégio Anglo, recebeu uma medalha de ouro, distribuída aos 10 melhores na categoria que abrange alunos do mesmo ano. Já o estudante Jaime Monçalvarga, 17 anos, que também estuda no Anglo, recebeu a medalha de bronze na categoria dos participantes do 3º ano do ensino médio.  

A competição foi promovida pela Associação Brasileira de Química – Seção Regional de São Paulo com o apoio a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) e o Instituto de Química da Universidade de São Paulo. 

Os estudantes foram selecionados para a Olimpíada de Química de São Paulo porque ficaram entre os 40 melhores treineiros da Fuvest no ano passado. A premiação na olimpíada dá direito aos estudantes participarem da OBQ (Olimpíada Brasileira de Química). 

Gonzales concorreu com outros 169 candidatos e somente neste ano, já ganhou medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Biologia organizada pelo Instituto Butantã. Já Monçalvarga concorreu com outros 129 estudantes. Para ele, o resultado é um indicativo de que está tomando o caminho correto e dessa forma se sente motivado a estudar mais.

Em 2020, Monçalvarga recebeu a medalha de prata na OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), além de menção honrosa na OBMEP, a Olimpíada de Matemática, em 2021. 

Fonte: Hojemais Araçatuba

Compartilhem, deixe seu Like

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by