Plantão de Notícias

Preço do leite dispara: litro já custa R$ 10 em algumas cidades brasileiras

Foto ilustrativa

Da redação Diego Alves

leite, produto essencial na alimentação, principalmente de crianças, já chega a custar R$ 10 por litro em algumas cidades brasileiras. A alta acumulada é de quase 21%, o maior índice dos produtos básicos, em 12 meses. Em valores numéricos, o dobro da inflação medida pela Fundação Getúlio Vargas, de 10,28%.

R. Osvaldo Cruz, 182 – Centro, Birigui – SP

De abril a junho, os valores dos laticínios costumar subir por causa da entressafra, com menor quantidade de chuva para manter as pastagens. 

Neste ano, entretanto, toda a cadeia produtiva sofreu impacto da inflação, com alta no preço da ração, da energia elétrica, dos fertilizantes calculados pelo dólar, e dos combustíveis. 

A previsão nada otimista é que os valores do leite e produtos derivados se mantenham elevados até setembro.

A crise no setor lácteo, foi se intensificando nos últimos três anos, por causa da pandemia, alta do dólar e inflação, agravado pela seca na última safra e a guerra na Ucrânia. O custo do milho, principal prato bovino, foi às alturas, assim como o de outros itens que pesam na produção leiteira, como suplementação mineral, fertilizantes e combustíveis.

R. Osvaldo Cruz, 182 – Centro, Birigui – SP

Todo esse cenário fez diminuir a oferta de leite no País em 10 milhões de litros por dia, como consequência, os preços dispararam.

As contas, no entanto, apertaram primeiro para o lado do produtor de leite, antes de apertar para o consumidor. Isso fica claro quando se olha para a relação de troca do leite com os insumos.

Compartilhem, deixe seu Like

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by