Plantão de Notícias

Polícia Civil realiza operação contra golpistas do “WhatsApp” em nossa região.

Foto divulgação

Da redação Diego Alves

A DEIC (Delegacia Especializada em Investigações Criminais), de Araçatuba realizou na manhã de hoje (05), cumprimento de 07 mandados de busca expedidos por varas criminais do Distrito Federal em relação a endereços nas cidades de Araçatuba, Birigui, Coroados e Glicério.

De acordo com a Polícia Civil, a investigação é originada no 9º DP da Polícia Civil do Distrito Federal, e com o apoio da DEIC de Araçatuba que realizou o trabalho investigativo de campo e serviço de Inteligência.

Nessa fase da Operação as diligências visavam angariar provas da participação de pessoas que “emprestavam” suas contas bancárias para que estelionatários pudessem angariar vítimas utilizando-se do famigerado “golpe do WhatsApp”, onde o fraudador utiliza da fotografia de um parente no aplicativo de mensagem com uma linha diferente da original e desse modo enganava pessoas simples ou idosas se passando por seu familiar, e angariava, dessa forma, transferências vultuosas em dinheiro, deixando em prejuízo as vítimas.

INVESTIGAÇÃO

A investigação teve início pelo motivo de 04 pessoas de uma mesma família no Distrito Federal tiveram um prejuízo de aproximadamente R$ 30 mil reais, quando realizaram alguns depósitos nas contas dos alvos da ação de hoje.

ORGANIZAÇÃO

Estes “Conteiros” realizavam transferência para os “gerentes” da organização criminosa, (um deles preso recentemente), ou sacavam em espécie e passavam para um responsável pela gerência da quadrilha, que posteriormente repassava para o “diretor” da Organização Criminosa.

Os “conteiros” recebiam de 10 a 20% dos valores depositados e sacados/transferidos de suas contas. Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal os gerentes recebiam valores iguais, e o restante do dinheiro permanecia com o núcleo da Organização, qual seja, “os diretores”.

A célula investigada em nossa região aparenta ser apenas uma parte da organização criminosa que pode ter atuado em todo o Brasil.

Foi cumprido mandado de busca também na cidade de Cuiabá/MT. Em nossa região foram apreendidos hoje (05), 45 cartões bancários em nomes diversos possivelmente utilizados para cometer fraudes, 05 aparelhos de telefonia celular dos alvos e um documento. Foram utilizadas 07 viaturas da DEIC para Operação que contou com 28 policiais civis.

Compartilhem, deixe seu Like 👍

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by