Primeira sessão de Maio terão nove matérias em discussão, entre elas oito homenagens e um veto.

Da redação Diego Alves
A primeira sessão ordinária do mês de maio acontecerá no dia 2, terça-feira, às 19h. Na pauta estão sete projetos de adoção de nomes para denominar espaços públicos do município, uma concessão de título de honra ao mérito e o veto total ao Projeto de Lei n° 2/2023.

Homenagens
Projeto de Lei Ordinária nº 37/2023 – Com autoria do vereador Ricardo Coalhato (Cabo Wesley), a proposta do projeto é adotar o nome do senhor Gaudêncio Tropaldi para denominar a via pública conhecida como Alameda dos Ipês-Amarelos, no Residencial Boa Vista, em Birigui. A via passará a denominar-se Rua Gaudêncio Tropaldi. Neto de imigrantes italianos, Gaudêncio nasceu em José Bonifácio/SP, no dia 29 de julho de 1940. Casou-se com a senhora Lídia Procatti em fevereiro de 1959. Residiu em Birigui/SP nas décadas de 1980 e 1990 no bairro Vila Roberto e Cidade Jardim. Trabalhou como motorista em diversas empresas e foi tratorista. Falecido em 14 de dezembro de 1994, Gaudêncio Tropaldi, conforme a justificativa do projeto, permanece na memória como um homem amável, generoso, dedicado aos familiares e amigos, e pessoa de honestidade ímpar.
Projeto de Lei Ordinária nº 38/2023 – Com autoria do vereador Ricardo Coalhato (Cabo Wesley), a proposta do projeto é adotar o nome da senhora Lídia Procatti Tropaldi para denominar a via pública conhecida como Alameda Chuva de Ouro, no Residencial Boa Vista, em Birigui. A via passará a denominar-se Rua Lídia Procatti Tropaldi. Neta de imigrantes italianos, Lídia nasceu em 06 de janeiro de 1939 em Lauro Penteado/SP. Casou-se com Gaudêncio Tropaldi em 20 de fevereiro de 1959, em Piacatu/SP, e juntos tiveram três filhos. Lídia trabalhou em casa, cuidando com afinco e dedicação de seus filhos. Falecida em 01 de fevereiro de 2015, aos 76 anos, a senhora deixa lembranças queridas e memórias especiais como um exemplo de mulher, mãe, esposa, pessoa humilde e maravilhosa.
Projeto de Lei Ordinária nº 40/2023 – Com autoria do vereador Fabiano Amadeu de Carvalho (Pô Birigui), a proposta do projeto é adotar o nome do servidor da Guarda Municipal de Birigui João Carlos Cardoso para denominar a área verde localizada entre as ruas Guiné Tunes, Basilio Baffi e Waldir Terence, no Residencial Tijuca, em Birigui. O local passará a denominar-se Área Verde e de Agrofloresta “João Carlos Cardoso”. João nasceu em Mirandópolis/SP em 4 de setembro de 1973. Foi casado com Sônia Regina Gonçalves, com quem teve duas filhas. Mesmo depois do término, em 2015, manteve um relacionamento amoroso e saudável com elas. Formado como enfermeiro no Unisalesiano, serviu como catequista na igreja da Comunidade São Pedro e se tornou Guarda Municipal de Birigui em 1996. Conhecido, conforme justificativa do projeto, por sua natureza prestativa e bondosa, João Cardoso partiu precocemente, aos 48 anos, em 2 de novembro de 2021, deixando lembranças e saudade à família, amigos e comunidade da cidade.

Projeto de Lei Ordinária nº 41/2023 – Com autoria do vereador Benedito Dafé Gonçalves Filho (Dafé), a proposta do projeto é adotar o nome do senhor João de Andrade para denominar a rotatória existente no cruzamento das ruas Natal Masson, Joaquim Ciciliatti, Sebastião Custódio e avenida Thomas Lopes Fernandes, em Birigui. O local passará a denominar-se rotatória João de Andrade. João nasceu em 17 de junho de 1919 em Pirassununga/SP e anos depois se mudou para Birigui onde se tornou pioneiro da cidade. Um dos músicos mais importantes do município, saxofonista e integrante da Orquestra Municipal, foi contemporâneo do maestro Antonio Passareli. João costumava brilhar nos carnavais e era bastante reconhecido. Contudo, antes de ingressar na música, atuou também como sapateiro e corretor de terras, além de abrir um dos primeiros bares da cidade. Conforme a justificativa do projeto, a vida de João de Andrade é parte da história de Birigui e seu legado merece ser homenageado.
Projeto de Lei Ordinária nº 51/2023 – Com autoria do vereador Cleverson José de Souza (Tody da Unidiesel), a proposta do projeto é adotar o nome do senhor Felício Fernandes para denominar o Aterro Sanitário do Município de Birigui, localizado no quilômetro 31 da rodovia Deputado Roberto Rollemberg (SP-461). O espaço passará a denominar-se Aterro Sanitário Felício Fernandes. Felício nasceu em 23 de março de 1942 em Flórida Paulista/SP. Aos 8 anos chegou a Birigui e morou com seus pais no sítio Casa de Tábuas, onde trabalhou por 12 anos e, mais tarde, trabalhou por 25 anos na Fazendo 3 Marias. Foi casado com Zilma Radel por 59 anos, com quem teve 5 filhos. Em 1990 mudou para o bairro Vila Isabel Marin. Atuou como motorista em algumas empresas e em 2012 prestou serviços como taxista. Felício faleceu em 28 de março de 2021 em decorrência do Covid-19. Um pai acolhedor, preocupado com a família, e aguerrido torcedor do time Bandeirante Esporte Clube, partiu e deixou boas memórias.
Projeto de Lei Ordinária nº 58/2023 – Com autoria do vereador Cesar Pantarotto Junior (Cesinha), a proposta do projeto é adotar o nome do senhor Augusto Scarpin para denominar a estrada municipal identificada como BGI 438 e localizada entre os bairros do Boato e dos Portugueses. O espaço passará a denominar-se estrada Augusto Scarpin. Augusto nasceu em 20 de agosto de 1899 em Salles de Oliveira/SP. Após convite do senhor Nicolau da Silva Nunes, se mudou com sua família para a região Noroeste, onde se estabeleceu na Fazendo Baixotes. Mais tarde trabalhou como engenheiro responsável pela demarcação de terras de Birigui. Em 1926 casou-se com Clarice Forcassin. Augusto, quando morador do bairro da Estiva, construiu um campo de futebol e, junto de sua esposa, passou a dar aulas de alfabetização para adultos. Motivado pela experiência no ensino, Augusto construiu uma escola que inicialmente foi instalada na Fazenda Fonzar e, depois, transferida para o bairro da Estiva. Em 12 de dezembro de 1962, aos 63 anos, faleceu.

Projeto de Lei Ordinária nº 62/2023 – Com autoria do vereador Paulo Sergio de Oliveira (Paulinho do Posto), a proposta do projeto é adotar o nome do senhor Geraldo Boato para denominar o logradouro localizado no Residencial Boa vista, identificada como Alameda Flamboyanzinho. Geraldo nasceu em Birigui no dia 27 de janeiro de 1940. Pertencente à família Boato que chegou ao Brasil no século XIX, aos 14 anos, iniciou a aprendizagem do ofício de marceneiro, profissão na qual atuou durante a vida adulta. Trabalhou em indústrias moveleiras e costumava produzir brinquedos de madeira em casa. Em 1968 se casou com Laurentina Aparecida Tibério e passou a residir no bairro Jardim Nossa Senhora de Fátima. O casal teve três filhos, tendo o terceiro nascido já com Geraldo e Laurentina instalados no bairro Patrimônio Santo Antônio. Em dezembro de 2015, por causa de uma pneumonia, Geraldo faleceu. É notório que sua memória permanece acesa nas mentes da família e dos amigos.
Projeto de Decreto Legislativo nº 3/2023 – Com autoria do atual presidente da Câmara, José Luis Buchalla (Zé Luis Buchalla), a proposta do projeto é conceder o título de Honra ao Mérito para o senhor José Avanço. Conhecido como Zezinho, nasceu no dia 17 de março de 1960 em Birigui/SP. Morou em Coroados até seus 11 anos e em 1971 mudou-se para Birigui depois de perder seu pai. Atuou como mirim na praça Dr. Gama e, mais tarde, como office boy no Instituto Noroeste de Birigui. Estudou contabilidade e foi funcionário no Instituto, onde exerceu, em 30 anos, diversas funções. Casou-se em dezembro de 1985 com Adélia de Fátima Lopes Avanço. José sempre se dedicou à área da educação e até hoje está presente nesse segmento. Colaborou na montagem da Fateb, onde atuou em Recursos Humanos e hoje é um dos conselheiros; participou da montagem da Faculdade Metodista de Birigui, onde ministrou aulas e se formou em Administração de Empresas e se especializou em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional, junto a UMESP de São Paulo; e passou em um concurso para ser professor na ETEC Dr. Renato Cordeiro, onde hoje é, além de professor, Gestor Pedagógico. Também foi comandante de grupo de escoteiros e do grupo Lobinhos no Instituto Noroeste, além de ser Ministro da Sagrada Comunhão na Igreja Matriz Imaculada Conceição. Conforme a justificativa do projeto, José Avanço sempre foi e é um cidadão exemplar.
Veto Total
Veto Total nº 4 de 2023 – Os vereadores da Câmara Municipal de Birigui discutirão o veto total ao Projeto de Lei nº 2/2023 oriundo do Poder Executivo do município. O projeto vetado “dispõe sobre a concessão de jornada especial de trabalho ao servidor portador de deficiência, extensiva ao cônjuge, filho ou dependente com deficiência, quando comprovada a necessidade por junta médica oficial, independentemente de compensação e horário”. Conforme consta no Ofício nº 579/2023 da Prefeitura Municipal de Birigui, o veto acontece conforme ao que é facultado à Prefeitura pelo art. 46 e seu § 1°, da Lei Orgânica do Município.

Ao vivo
As sessões da Câmara contam com transmissão ao vivo no canal aberto de TV local 18.3, pela internet – no canal Câmara Birigui no Youtube e na página facebook.com/camarabirigui. Também é possível acessar a transmissão na página inicial deste site. Terminada a sessão ordinária, a gravação audiovisual do evento fica disponível no Youtube.
Compartilhem, deixe seu Like 👍





Homem é preso em flagrante por tentativa de furto qualificado em residência de Birigui
Defesa Civil emite alerta severo para chuvas fortes e orienta população de Birigui
Homem é preso por tráfico de drogas após denúncia no bairro Vila Bandeirantes, em Birigui
“Pegou no Pulo” GCM de Birigui flagra descarte de lixo em área rural e encontra condutor com CNH vencida
PM captura homem com mandado de prisão durante atendimento de acidente em Gabriel Monteiro
Falta de água gera reclamações em bairros de Birigui; Prefeitura divulga nota sobre manutenção emergencial
PM encontra cocaína em gaveta de agente de saúde dentro de UBS em Coroados
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na Elyeser, em Araçatuba
PM prende homem procurado pela Justiça durante evento na madrugada de domingo
Irmãs são suspeitas por homicídio no condomínio Moradas, em Araçatuba