Plantão de Notícias

Residência em medicina veterinária da Unesp conclui estágio na Saúde Municipal

Da redação Diego Alves

Encontro no Salão Azul da Prefeitura de Araçatuba, na manhã de 31 de agosto, quinta-feira, encerra o estágio em Saúde Pública (ou Saúde Única) dos médicos veterinários residentes do segundo ano do Programa de Residência em Medicina Veterinária da Unesp Araçatuba.

O grupo fez parte, por dois anos, do Projeto ARBOLE. “Nesse processo, a parceria com a Unesp Veterinária é ampla, com pesquisas científicas e aprimoramentos, projetos de intervenção que impactam positivamente no controle e combate às zoonoses em nosso município”, explicou Cristiane Camargo de Almeida, diretora do Departamento de Assistência Basica e Central de Regulacão, na Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba.

Desde 2017, a Secretaria de Saúde trabalha a integração Ensino-Serviço-Comunidade, entre a gestão municipal e as instituações de ensino superior no município, formalizada pelo COAPES – Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Serviço, em 2019.

“Desde então, a Secretaria de Saúde organiza junto às instituições de ensino as necessidades de campos de práticas para estágios curriculares obrigatórios, distribuindo-os pelos serviços de saúde da rede municipal, a partir de planejamento semestral com cada gestão dos serviços e os coordenadores dos cursos da área de saúde”, detalha a diretora.

Tais processos estão ligados, principalmente, à Educação em Saúde, voltados a capacitações, aprimoramentos, treinamentos dos profissionais de saúde na rede pública municipal e de momentos que trabalhem a integração ensino-serviço, aproximando a universidade da realidade do serviço e vice versa.

O encontro contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Carmem Silvia Guariente, do diretor da Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba – UNESP Araçatuba/SP, Prof. Ass. Dr. Cecílio Viega Soares Filho, e da diretora Patrícia de Oliveira Souza, da EMEB Profª. Anna dos Santos Barros, representando a Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba.

Compartilhem, deixe seu Like 👍

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by