Santa Casa de Araçatuba pede que governador acelere liberação de custeio extraordinário à oncologia

Da redação Diego Alves
O governador Tarcísio de Freitas prometeu agilizar a tramitação do processo para liberação de R$ 8 milhões para custeio de medicamentos e insumos ao Serviço de Oncologia da Santa Casa de Araçatuba.

O plano de trabalho foi apresentado pela diretoria da instituição à Secretaria Estadual de Saúde em meados de novembro do ano passado e está em análise na Coordenadoria de Gestão Orçamentária e Financeira.
O compromisso do governador foi feito durante reunião realizada ontem (12/1) com a diretoria do UniSalesiano, os prefeitos de Araçatuba, Dilador Borges e Damasceno e o de Penápolis Caique Rossi, e autoridades convidadas dentre as quais o provedor Petrônio Pereira Lima e o secretário José Vitoriano de Andrade Filho.
Durante a reunião solicitada pelo diretor-geral do UniSALESIANO, instituição que mantém curso de graduação em Medicina, Petrônio Lima apresentou ao governador, o plano de trabalho que está tramitação e fundamentou a necessidade da liberação do custeio emergencial pelo crescimento da demanda oncológica no CTO ( Centro de Tratamento Oncológico).
O teto financeiro do CTO é para atendimento de 400 pacientes mensais. No entanto, durante 2022, a unidade registrou média mensal de 800 pacientes. Em novembro, o CTO registrou 1053 pacientes, número que prospecta que a demanda deve triplicar em relação ao teto contratado, já nos primeiros meses deste ano, considerando a média de 70 casos novos por mês que a unidade vem registrando.

“ O governador demonstrou estar sensível à essas dificuldades e reiterou, que a saúde é prioridade de seu governo”, informou o provedor, ao relatar que durante a reunião, Tarcísio de Freitas se comprometeu “ em ajudar a Santa Casa também junto ao governo federal, principalmente em relação à melhoria da remuneração que o SUS paga pelos atendimentos”.
Em sua fala aos prefeitos, vereadores e demais autoridades que participaram da entrega de veículos e equipamentos de resgate e salvamentos aos serviços municipais de Defesa Civil, o governador confirmou isso, ao reportar detalhes de seu encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrido segunda-feira (9/1) em Brasília.
“Levei ao novo presidente a necessidade de investir na saúde, atualizar a tabela do sus, atuar para recuperação das santas casas com perdão de dívidas ( federais) e no alongamento das dívidas bancárias, (pois) o maior credor das santas casas são os bancos públicos, como é ao caso da Caixa Econômica Federal”, anunciou Tarcísio de Freitas.
Historicamente, expressiva fatia do endividamento da Santa Casa de Araçatuba e de pagamentos que a instituição precisa fazer mensalmente, são decorrentes de empréstimos bancários efetuados e renovados ao longo dos anos. A amortização dos juros desses financiamentos e o alongamento dos valores principais dariam um novo folego ao hospital, que em 2022 manteve déficit mensal de R$ 2,5.
Para o governador, a retomada financeira dos hospitais filantrópicos “ vai ajudar a abrir mais leitos em um cenário que registra 9 mil fechados no Estado de São Paulo”. Tarcísio de Freitas também previu que “ se a gente investir no que já existe, poderemos atacar de frente nas filas de cirurgias e (realização) de exames e prestar um melhor serviços para a população”.
Ao citar o nome do provedor Petrônio Pereira Lima, dentre as autoridades presentes ao evento, o governador deu outra demonstração de reconhecimento em relação às dificuldades enfrentadas pelos hospitais filantrópicos.

“ Nós devemos muito aos provedores de santas casas por esse trabalho importante que realizam. A Santa Casa de Araçatuba, por exemplo, é a única referência de alta complexidade da região, então nós temos que cuidar das nossas santas casas”, afirmou o governador.
Ao definir a postura e discurso do novo governador, Petrônio Pereira Lima disse que “ a palavra é esperança e confiança nesse governo que está começando e que escolheu a Araçatuba como a primeira região a ser visitada oficialmente. Foi um reconhecimento de que temos muitas necessidades e ele demonstrou estar disposto em ajudar a resolver”.
O provedor da Santa Casa de Araçatuba também incluiu as escolhas do médico e ex-deputado Federal, Eleuses Vieira de Paiva para a Secretaria Estadual de Saúde , e do presidente da Fehosp, Edson Rogatti, como assessor técnico de gabinete, como “ um novo tempo para os hospitais pois ambos são competentes e conhecem em profundidade o funcionamento e as dificuldades das santas casas e hospitais filantrópicos”.
Compartilhem, deixe seu Like 👍





Homem de 47 anos é encontrado morto em condomínio de ranchos em Araçatuba
Prefeito Hairtinho anuncia entrega de novos veículos para a Saúde em Glicério e Juritis
Lucas Zanatta critica CPI da Guarda Municipal e diz ser alvo de retaliação política em Araçatuba
ROCAM prende procurado da Justiça no bairro Atlântico II, em Araçatuba
Homem tenta fugir da Força Tática durante abordagem, mas acaba preso por tráfico em Araçatuba
Morre idoso atropelado por motociclista na avenida Brasília em Araçatuba
Agora: Homem é encontrado morto após suposto atropelamento em estrada vicinal de Birigui
Homem causa surpresa ao ser flagrado nu em avenida movimentada de Guararapes
Condutor de Corolla foge a pé após causar grave acidente e destruir dois carros e duas motos em Birigui