Plantão de Notícias

Santa de Araçatuba adota treinamento de primeiros socorros em caso de engasgamento de bebês

Equipe de enfermagem passa as instruções e entrega o material impresso antes da alta hospitalar (foto: divulgação)

Da redação Diego Alves

Os pais de bebês que nascem no Centro de Obstetrícia e Maternidade da Santa Casa de Araçatuba estão recebendo, na alta hospitalar, treinamento básico para evitar morte súbita em caso obstruções das vias áreas por engasgamento ou aspiração de corpo estranho. 

Nesta semana, o hospital passou a disponibilizar às puérperas internadas em alas do SUS, convênios privados e particulares, material impresso-visual para primeiros socorros em casos de engasgamentos.  

Para o provedor Petrônio Pereira Lima, a preocupação em treinar os pais e responsáveis por bebês nascidos no hospital “é um compromisso com a vida e uma contrapartida social da Santa Casa de Araçatuba em relação à sociedade que atende”.

A produção dos materiais começou em meados de abril e foi concluído no início de novembro. Neste período, entrou em vigor em Araçatuba a Lei Municipal 8.552 que regulamenta o treinamento e o hospital já está devidamente adequado à norma.

A peça âncora do treinamento é um folder, que através de linguagem leiga e fotos ilustrativas, orienta passo-a-passo as manobras utilizadas mundialmente para os primeiros socorros em casos de engasgamento com leite, papinha ou aspiração de corpo estranho. O material orienta que nessas situações, além dos primeiros socorros, os pais e responsáveis devem acionar os serviços de emergência (SAMU 192 e Resgate 193).

As informações impressas foram transformadas também em um vídeo, que pode ser acessado por QR Code disponibilizado no folder. No filme, o médico socorrista Carlos Mori, diretor técnico da Santa Casa de Araçatuba, demonstra como aplicar as manobras de obstrução leve, engasgamento severo e parada cardiorrespiratória. 

material para casa”, informa a enfermeira Sandra Valéria Gravata, responsável pelo Alojamento Coletivo. Ela considerou a iniciativa do hospital importante “para salvar vidas, pois as mães saem daqui sabendo o que devem começar a fazer, em caso de engasgamento, até a chegada o socorro especializado”.

A paciente Isabela da Silva Rocha foi uma das mães que já receberam o treinamento. Na quinta-feira durante os procedimentos da alta após um parto cesáreo e dentre as orientações para cuidar de sua bebezinha, ela aprendeu sobre os primeiros socorros em caso de engasgamento. Mamãe de primeira viagem, Isabela disse que “agora com tudo isso e mais o explicado, fico mais segura”.

Sequência do cuidado

O treinamento de primeiros socorros em caso de engasgamento é mais uma das ações implantadas pela diretoria da Santa Casa de Araçatuba para consolidar o conceito de que cabe ao hospital responsabilidades que vão além de tratar as pessoas quando elas estão doentes. 

“O tratar é apenas uma das funções dos hospitais de maneira geral. Precisamos investir na educação e formação dos nossos profissionais e sempre que possível, na prevenção e orientação quando da alta hospitalar para que o paciente vá para casa bem orientado; isso é   a sequência do cuidado recebido”, explica o administrador Luiz Otávio Barbosa Viana.

Vianna e o diretor técnico Carlos Mori coordenaram tecnicamente o projeto, que foi produzido pela Assessoria de Comunicação com apoio do setor audiovisual do Complexo Multimidia do UniSalesiano.

Além da entrega realizada aos pais durante o treinamento protocolar na alta hospitalar, o público em geral das 40 cidades atendidas pela   Santa Casa de Araçatuba poderá acessar o material no site da instituição.  Foram disponibilizados   versão digital do folder e acesso ao vídeo por QR Code. O endereço é: https://santacasadearacatuba.com.br/obstetricia-e-maternidade.

Compartilhem, deixe seu Like 👍

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by