Birigui participa com 60 atletas na 24ª edição dos Jogos da Melhor Idade, sediado em Araçatuba.
Da redação Diego Alves
Atletas da terceira idade de Birigui participam até domingo (05/06) da 24ª edição dos JOMI (Jogos da Melhor Idade), que acontece em Araçatuba. A cidade é representada por 60 atletas e cinco dirigentes. A solenidade de abertura aconteceu nesta quarta-feira (1º).
Conforme a chefe da delegação, Elaine de Cássia Alves, das 13 modalidades que serão disputadas nos jogos, Birigui vai participar de 11. A cidade terá representantes no atletismo, bocha, buraco, damas, dominó, tênis, tênis de mesa, truco, natação, malha e vôlei.
A estreia será nesta quinta-feira (02/06), às 8h, no Shopping Praça Nova, onde Birigui enfrenta Ilha Solteira, numa partida de buraco. Neste primeiro dia de competições a cidade também compete nas modalidades de bocha, malha, tênis de mesa truco, dominó e vôlei.
RETOMADA ESPORTIVA
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Silvana Caetano Gomes Leal Milani, destacou que todos os idosos que embarcaram para Araçatuba são moradores de Birigui e participam em projetos sociais desenvolvidos pelo Fundo Social em parceria com a Secretaria de Esportes.
“O momento é de suma importância para eles que, por dois anos, ficaram reclusos em seus lares. É a volta à vida mesmo que seja em um novo normal”, pontuou Silvana. “Desejo a todos os nossos atletas da melhor idade boa sorte. Todos já são campeões”, completou.
O prefeito Leandro Maffeis também vê com entusiasmo a participação dos atletas nos jogos. “Nossa terceira idade merece esse momento que estão vivendo. Eles que já trabalharam e lutaram tanto por Birigui, continuam elevando o nome de nossa cidade com o esporte”, disse.
PROMESSAS DE MEDALHA
Entre os atletas biriguienses estão Joaquim de Souza, 91 anos, que irá participar do atletismo categoria G (acima de 90 anos) e do vôlei masculino categoria B (acima de 70 anos), e a atleta Rita Fabelicio Voltere, de 89, que participará do atletismo e natação na categoria F (85 a 89 anos).
A chefe da delegação disse que Rita foi campeã na última edição dos jogos em 2019, na natação e no atletismo, em Jundiaí. Ela também representou o município na final estadual em dezembro daquele ano nas duas modalidades, voltando com a medalha de prata na natação.
Os JOMI são disputados apenas por atletas com idade a partir dos 60 anos. Nesta edição, irão participar 47 municípios do interior paulista, desde São José do Rio Preto até Andradina. Os jogos são promovidos pelo Governo do Estado com o objetivo de valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem-estar para os idosos.
Compartilhem, deixe seu Like 👍