Plantão de Notícias

Birigui se destaca como 7° maior exportador Brasileiro de resíduos de metais preciosos em 2022

Foto ilustrativa

Da redação Diego Alves

O município de Birigui, conhecido internacionalmente como “A Capital Brasileira do Calçado Infantil”, em decorrência da presença histórica do Arranjo Produtivo Local (APL) do segmento, também se destaca pela força do parque industrial, tendo conquistado em 2021 o reconhecimento de seu segundo APL: o do setor moveleiro. Nesse contexto, os dados de comércio exterior do ano de 2022 despertaram curiosidade em decorrência da agregação de um novo produto em sua pauta exportadora: as exportações de resíduos de metais preciosos. É uma categoria que apresentou destaque em relação as exportações tradicionais do polo industrial local, cuja produção alcança mais de 70 países, além de atender todos os Estados brasileiros.

Dados do Ministério da Economia, compilados pela Plataforma “Observatório Econômicos: indicadores para o desenvolvimento local”, evidenciam exportações de US$ 8,2 milhões de dólares de resíduos de metais preciosos no ano passado, resultado que colocou o município na 7° posição nacional entre as cidades exportadoras dessa mercadoria. E, ao contrário do Brasil, cujas vendas ao exterior do referido produto tem declinado, Birigui está iniciando o processo, desbravando mercados e aproveitando oportunidades.

EXPORTAÇÕES BRASILERIAS E MUNICÍPIOS EXPORTADORES

O Brasil exportou US$ 340,3 milhões de dólares de resíduos de metais preciosos em 2022, apresentando redução de 43,52% em comparação ao ano de 2021. Os dez principais municípios exportadores brasileiros são: Americana (SP); Arujá (SP); São Paulo (SP); Guarulhos (SP); Dias d´Ávilla (BA); Camaçari (BA); Birigui (SP); Paracatu (MG); Contagem (MG) e Cotia (SP).

PAÍSES COMPRADORES DAS EXPORTAÇÕES BIRIGUIENSES

Os produtos biriguienses são comercializados em quatro mercados: na Alemanha, representando 50,07% do total; seguido pelo Japão (46,36%); EUA com 1,83% e Canadá com 1,74%. Avaliando o Brasil, os produtos foram exportados para 22 países. Os cinco principais países compradores são: Bélgica (representando 44,4%); EUA (22,06%); Japão (14,4%); Suíça (3,53%); Coreia do Sul (3,0%).

Fonte: Folha da Região

Compartilhem, deixe seu Like

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by