Coluna Reflexão – “A união sempre fez a força”

Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges
“Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso. Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar”. Êxodo 33.14-15
Que bom que você está aqui; me sinto melhor, mais confiante, mais animado, com mais força. Agora, sei que podemos dar conta; eu pego daqui e você pega dali, e juntos vamos conseguir.

Na caminhada da vida, algumas vezes nos sentimos sós. Creio que isso acontece por dois motivos; o primeiro é porque realmente somos abandonados/as por aqueles e aquelas que podiam estar conosco, há pessoas que nos viram as costas e nos deixam falando sozinhos/as. O segundo motivo é que muitas vezes não percebemos a presença da outra pessoa.
Mas no nosso encontro de hoje, eu não quero falar do lado sombrio da solidão, mas enaltecer a força da união, da alegria da sua companhia. Juntos enfrentamos as dificuldades, derrubamos barreiras; celebramos as conquistas, seguimos em frente, construímos possibilidades.
O que seria possível Moisés e o povo fazer, ou para onde ir, se a presença de Deus não estivesse com eles? Veja que a possibilidade de paralização e de ociosidade era iminente; Moisés estava decidido a não sair do lugar se Deus não os acompanhassem. A união divina a eles era imprescindível, nada daria mais forças aquele povo do que a presença de Deus.
Olhando o texto e contexto do texto em epígrafe, descobrimos que Moisés não estava só, ele tinha a companhia de todo o povo, e dentre o povo, obviamente tinha uma equipe de liderança próxima a ele. Tenho certeza que isso ajudava em muito. Essa foi a fonte de muita força para aquele estrategista e líder, ou seja, a união fez a força para a libertação e para o enfrentamento das dificuldades da caminhada no deserto. Mas, ter a presença de Deus foi e seria fundamental para manter a união daquele grande grupo. A manifestação de Deus (Teofania) no meio do povo dava a certeza de que não estavam sós e abandonados naquele deserto. Isso mantinha a esperança e o ânimo sempre em ordem.

A união sempre fez a força até aqui e precisaremos continuar juntos e unidos para novos avanços e novas conquistas.
Iniciamos um novo ano, muita coisa irá acontecer, iremos viver com intensidade e com muitas emoções; ainda bem que você está comigo, estamos unidos, vamos vivenciar um novo ano lado a lado e, com toda a certeza da minha vida, Deus estará conosco em Jesus Cristo (Epifania) nos fortalecendo e nos animando. A união, nossa e com Deus, continuará fazendo a força.
“Que nossa união nesse ano novo seja como a primavera da vida, que produz frutos e dos frutos, sementes, que podem ser plantadas a cada dia”.
Rev. Adi Éber Pereira Borges†
Compartilhem, deixe seu Like 👍





Morre idosa de 70 anos atropelada em Birigui
Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira no Candeias em Birigui
Homem é preso após agredir a própria mãe no Recanto Verde, em Birigui
Homem é preso após agredir a esposa com paulada na cabeça em Birigui
Homem é preso pela ROCAM após fuga e flagrante de motocicleta adulterada em Birigui
Crise: AEA demite técnico após nova derrota no Paulista da Série A4
PM apreende armas de fogo após desentendimento familiar em Santo Antônio do Aracanguá
Polícia Militar prende dois por tráfico de drogas no bairro Beatriz, em Araçatuba