Coluna Reflexão: “Participação agradecida”


Por: Adi Éber Pereira Borges
“ A seguir, tomou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos discípulos, dizendo: Bebei dele todos ”. Mateus 26.27
Existe na vida uma atitude ou virtude, eu não estou muito certo de como classificála, que nos proporciona benefícios incalculáveis, inclusive uma existência relacional extremamente saudável. Ser agradecido e agradecida é de uma grandeza fenomenal, e, para que esse modo de vida seja aparente e, eu diria, até materializado, existe uma palavrinha mágica e que faz toda a diferença: Obrigado. Muito obrigado é uma expressão de tamanha nobreza e requinte que não há como não ser notada e admirada.

Quem adquire esse modus vivendi (meio de viver, modo de se portar na vida, de conviver) entendeu quão valioso é coexistir em paz e fraternalmente. Pessoas agradecidas umas às outras vivem em harmonia entendendo os favores (ato voluntário) feitos a si.
Naquele final de tarde, já anoitecendo, Jesus reúne seus discípulos e discípulas e, em volta da mesa, faz sua última refeição pascal com eles e elas, e institui um dos momentos mais significativos para a fé cristã, aquilo que se tornaria um memorial, uma lembrança e até mesmo um tributo ao favor máximo de Deus pela humanidade, afinal de contas o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo estava para ser sacrificado em nosso favor.
Jesus não só abençoa aquela refeição, mas agradece ao Pai Celestial pelo dom da vida representado no fruto da videira. Vida que seria partilhada e distribuída plenamente aos seus discípulos e discípulas por meio do seu corpo e sangue. Ainda que fossem horas angustiantes e sofridas, pois, ele sabia que estava chegando a hora. Jesus estava muito agradecido a Deus; a expressão máxima do amor divino estava para ser revelada.

Quando estamos conscientes do amor de Deus por nós, e participamos da Santa Ceia do Senhor ou da Eucaristia, estamos como que dizendo para Deus o nosso muito obrigado demonstrando a nossa satisfação e o nosso agradecimento pelo ato salvífico de Jesus e pelo dom da vida seguindo o exemplo do nosso Senhor.
Eucaristia significa isso mesmo, dar graças, agradecer, louvar a Deus; esse foi o termo grego usado pelo evangelista ao descrever as palavras de Jesus. Ao tomar o cálice com vinho rendeu graças a Deus, agradeceu, e distribuiu entre eles e elas. Por isso, a Santa Ceia do Senhor é o momento eucarístico de maior importância na vida da Comunidade de Fé, e deve ser feito com toda a reverência, mas com muita alegria e satisfação. Jesus prometeu que estaria sempre presente conosco e Ele está no meio de nós.

A nossa participação efetiva nesse momento emblemático, significativo e importante da fé demonstra como estamos agradecidos e agradecidas com Deus por sua misericórdia e seus favores para conosco.
Sejamos sempre agradecidos e agradecidas ao Senhor!
Rev. Adi Éber Pereira Borges †
Compartilhem, deixe seu Like 👍