Equipe de enfermagem da Maternidade da Santa Casa de Birigui é capacitada para realizar o teste do pezinho
Fotos divulgação
Da redação Diego Alves
Enfermeiras e técnicas de enfermagem da Maternidade da Santa Casa de Birigui receberam uma capacitação prática para realizar a coleta do Teste do Pezinho. O treinamento foi promovido nesta quarta-feira (12/02) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica.

Durante o treinamento, ministrado pela chefe do serviço de Imunização, Adriana Alcântara, foram abordados como preencher o papel filtro que é colocado as gotas de sangue do bebê, a técnica do furinho, como deve ser coletado o sangue e o armazenamento adequado da amostra.
Conforme a gestora assistencial da Santa Casa, Sirlei de Paula Pereira, o serviço é disponibilizado apenas aos recém-nascidos que, por algum motivo de saúde, precisam ficar por mais tempo internados. Para as demais crianças, a coleta segue nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.
“Antes, uma enfermeira da Prefeitura vinha até o hospital para fazer o teste do pezinho nos recém-nascidos internados. Agora, fizemos essa parceria com a Secretaria de Saúde para que a coleta seja feita pela própria equipe de enfermagem da instituição, agilizando o serviço”, explicou Sirlei.
SOBRE O EXAME
O teste do pezinho é um exame obrigatório e gratuito na rede pública de saúde. É um dos exames de triagem neonatal mais importantes que buscam identificar precocemente doenças congênitas que podem prejudicar o desenvolvimento físico e mental dos recém-nascidos.
Para a sua maior eficácia, o exame deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê. Consiste na coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar da criança. O exame é encaminhado para análise no Hospital da Clínicas de Ribeirão Preto e o resultado fica pronto em 20 dias.

É essencial para diagnosticar seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme e outras hemoglobinopatias, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase, sendo fundamental para que o tratamento adequado seja iniciado o quanto antes.
Quando o teste apresenta alguma alteração é solicitada uma segunda amostra ao município para comprovação ou exclusão da doença para a qual a triagem foi alterada. Caso a alteração permaneça, o bebê é encaminhado para consulta com um médico especialista no Hospital das Clínicas.
“O teste do pezinho é muito importante para o diagnóstico precoce de doenças congênitas que não apresentam sintomas aparentes nos recém-nascidos. Quando tratadas em tempo oportuno, podem evitar quadro clínicos graves à saúde da criança”, reforçou a gestora assistencial da Santa Casa.








Chuva deve voltar a Birigui após semanas de tempo seco e baixa umidade
Homem procurado por dívida de pensão alimentícia é preso pela PM no Cidade Jardim, em Birigui
Operação Corpus Christi termina sem mortes nas rodovias da região, aponta Polícia Militar Rodoviária
Homem se apresenta à Polícia Civil e diz ter matado amigo em legítima defesa em Birigui
Convênio com Zatti é renovado e reforça atendimento nas UBS de Araçatuba
UniSALESIANO abre inscrições para Vestibular de Medicina do 2º semestre de 2026
Motorista por aplicativo procura a polícia após ser chamada de “ladra” em rede social por causa de entrega
Homem de 65 anos morre após 11 dias internado depois de sofrer queda em frente de casa em Araçatuba