FOA/Unesp homenageia Santa Casa de Araçatuba por 34 anos de parceria em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
Foto: Prof. Idelmo Garcia, Dr. Everton Santos, Juliano Tonon. e Prof Francisley D’avila
Cooperação interinstitucional possibilitou a formação de 180 mestres e doutores e garante 200 cirurgias por ano a pacientes do SUS (fotos divulgação)
Da redação Diego Alves
A Santa Casa de Araçatuba foi homenageada pela Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista Unesp, Campus de Araçatuba, por parceria com o curso de pós graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Firmado em 1992, o convênio acrescentou o cenário de práticas hospitalares às atividades dos pós-graduandos, antes restrita à modalidade acadêmico experimental.

Com 34 anos de existência, esta cooperação interinstitucional, que consiste na atuação de alunos sob supervisão de preceptores, em atendimentos de pacientes para diagnóstico e tratamentos cirúrgicos, sob supervisão de preceptores, em casos de traumatismos ou doenças na cavidade oral, face, maxilar e pescoço, beneficia atualmente, médias de 18 pacientes por semana e em 200 cirurgias realizadas por ano. A maioria dos atendimentos são prestados a pacientes que chegam ao hospital em emergências médicas decorrentes de acidentes. Os demais, são pacientes em tratamento oncológico da especialidade Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
“Do ponto de vista do atendimento de pacientes com traumas de face e de patologias, trata-se de um serviço público significativo. Em termos estatísticos é um marco para a cidade. Comparativamente, Araçatuba registra fluxo de atendimentos ambulatórias e cirúrgicos compatível aos grandes centros”, define o professor doutor Idelmo Rangel Garcia Júnior, Livre Docente de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, da FOA/Unesp.

Coordenador dos atendimentos realizados na Santa Casa de Araçatuba, Dr. Idelmo também destaca que o ambiente hospitalar, o volume e diversificação dos atendimentos realizados por meio do intercâmbio entre as duas instituições, têm importância na formação e capacitação dos alunos de pós graduação. “Em 34 anos formamos em torno de 180 profissionais em nível de doutorado e mestrado, que atuam hoje em todo o País, principalmente nas grandes universidades federais e estaduais”, explicou o coordenador.
Boa parte desses ex-alunos e agora mestres participou da Semana dos Egressos da Pós-Graduação em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Implantodontia, realizada de 18 a 23 maio, Campus da Unesp – Faculdade de Odontologia de Araçatuba (FOA). O encontro, também reuniu e profissionais da área com o objetivo de promover a integração, a atualização científica e o networking, teve a homenagem à Santa Casa de Araçatuba, como um dos eventos.

“A homenagem é um reconhecimento ao impacto que essa parceria causa na vida das pessoas”, afirmou o provedor da Santa Casa de Araçatuba, Dr. Éverton Santos, ao receber o cartão de prata oferecido pela coordenação da Semana de Egressos. Acompanhado do vice-provedor, Juliano Tonon, Dr. Éverton destacou, que “a Santa Casa de Araçatuba reforça o seu compromisso com o Programa, com a Unesp, com os seus profissionais, para que os alunos e a população sejam alcançados. Estamos juntos no cuidado da saúde”.




Compartilhem, deixe seu Like





Adolescente sofre fraturas expostas após colisão entre motocicletas em Birigui
Motorista foge após atingir motociclista no Centro de Birigui e deixa placa do veículo para trás
Entregador do tráfico é preso pela ROCAM com mais de 14 quilos de maconha em Araçatuba
Adolescente é apreendido com cocaína, maconha e dinheiro do tráfico em Araçatuba
Homem tenta fugir da Força Tática, mas acaba preso com drogas e munições em Birigui
Homem é encontrado morto dentro de residência no Castelo Branco, em Araçatuba