Homem é preso e adolescente apreendido furtando fios de residência no Simões, em Birigui
Da redação Diego Alves
Um homem de 19 anos foi preso e um adolescente 16 anos foi apreendido pela PM, após serem flagrados saindo de uma residência nesta terça-feira (22). Com eles, foram localizados vários cabos de fio de cobre furtado de uma residência. O adolescente tentou se desfazer do alicate usado para cortar os cabos, sendo notado pela equipe e apreendido, juntamente com os cabos.
Segundo informaram os militares Cabo Ilan e Soldado Aragão, realizavam patrulhamento pelo bairro Simões quando se depararam com dois indivíduos, enquanto estavam pulando a grade para sair de um imóvel pela Rua Sebastião Custódio, no bairro Simões.
Um deles, sendo identificado pelas iniciais L.A.S.S de 19 anos, estava com um saco onde foram encontrados diversos pedaços de fios de cobre, e o outro indivíduo identificado pelas iniciais M.L.M sendo adolescente de 16 anos, estava na posse de um alicate que ele tentou dispensar ao ver que ia ser abordado, porém, não conseguiu. Questionados pela equipe, ambos admitiram que haviam acabado de subtrair aqueles fios da casa que é desabitada.
Ainda com o que foi apurado, eles teriam escalado o muro e o telhado da casa, tiraram telhas e cortaram os fios com o alicate. O adolescente declarou residir em uma casa próxima, cerca de 30 a 40 metros do local dos fatos e os militares tentaram entrar em contato com os familiares, porém, não havia ninguém na casa e não foi localizado telefone de contato.
Foi solicitado para que o copom mantivesse contato com o Conselho Tutelar para localizar a família, porém, até o momento da oitiva do adolescente, nenhum familiar ou representante daquele órgão compareceu no plantão policial. Diante dos fatos, foi dada a voz de prisão em flagrante delito ao maior, e também de apreensão ao adolescente, sendo ambos apresentados ao plantão policial.
Foi solicitado a perícia para o local dos fatos, tendo comparecido. A vítima afirmou que o imóvel é de propriedade de suas primas, vez que sua tia já é falecida, disse também que elas residem em outras cidades e ele ficou responsável por tentar alugar ou vender aquele imóvel. A vítima recebeu os objetos recuperados.
O adolescente foi ouvido sobre os fatos, momento em que foi cientificado que está sendo acusado da prática de ato infracional de furto qualificado pelo rompimento de obstáculo, escalada e concurso de pessoas tentado. Ele foi cientificado de seus direitos constitucionais e aqueles previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. O adolescente em seu depoimento, disse ao delegado que gostaria que sua mãe fosse avisada de sua apreensão e o acompanhasse, porém, não soube dizer seu telefone de contato, e foi cientificado que policiais civis foram até sua casa e não conseguiram o contato com nenhum familiar. Indagado sobre os fatos, disse que preferia se manter em silêncio, e se manifestar apenas em juízo.
Já o maior, disse que gostaria que sua mãe fosse avisada de sua prisão, porém, não se recordava de nenhum número para que ela fosse cientificada. Indagado pelos fatos, também preferiu o silêncio, disse só se manifestar em juízo.
Diante dos fatos, o Delegado DR° Ícaro Oliveira Borges, ratificou a prisão do homem de 19 anos e apreensão do adolescente de 16 anos, permanecendo ambos a disposição da justiça.e
Compartilhem, deixe seu Like